EXPOSIÇÃO ITINERANTE: fortalecimento de escolas e comunidades rurais por meio da Educação do Campo

Franciane Diniz Cogo, Mateus Torres Miranda, Marcelo Galvani Pimenta, Ramon Rodrigues de Oliveira, Larissa Cristina Romeiro da Silva

Resumo


A Educação do Campo considera a transformação da pessoa por meio das aprendizagens e as adequações do processo educativo às características do meio. Nesse sentido, este relato de experiência tratada exposição itinerante nas escolas rurais do município de Passos, Sudoeste de Minas Gerais. A exposição itinerante foi composta por três subprojetos, cujas atividades foram programadas mensalmente durante o período de 03 de maio a 15 de dezembro de 2019. O público-alvo foram os educandos dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas públicas rurais. A estratégia foi envolver todas estas escolas, familiares e comunidade e que o evento ocorresse nas escolas, em horário de aula, garantindo que os educandos tivessem acesso a todas as atividades. E assim, estimula-se a vivência dos educandos do campo com a comunidade local e, ao mesmo tempo, contribui com redução do êxodo rural.


Palavras-chave


Educação; Sustentabilidade; Agricultura.

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DOI: https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.49441


ISSN: 2316-9303 | Indexada em: