ARTICULAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO TEÓRICA

Autores

  • Aline Ribeiro de Menezes Universidade Federal do Pampa
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa/Professora Adjunta

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48026

Palavras-chave:

Neurociência. Educação. Portal de Periódicos

Resumo

A investigação de novos saberes é característica inerente do campo científico, inclusive no que diz respeito aos estudos relacionados ao cérebro, em especial à neurociência. A educação exige constante aprimoramento e compartilhamento de experiências, uma vez que envolve e deve considerar as diferenças e especificidades dos sujeitos. Buscamos, portanto, voltar o olhar para os escritos que relacionam neurociência e educação produzidos nos últimos cinco anos (2014 a 2018) veiculados pelo Portal de Periódicos da CAPES, com a proposta de conhecer e analisar estes trabalhos, de modo que se possa produzir uma discussão sobre os estudos em neurociência relacionados à educação. Como resultado, podemos perceber que existem articulações entre as duas áreas, porém ainda de pequena expressão. Acredita-se que estes trabalhos estimulem o desenvolvimento de ambos os campos de estudo, beneficiando todos os sujeitos da aprendizagem e contribuindo para o desenvolvimento da práxis pedagógica.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro de Menezes, Universidade Federal do Pampa

Licenciada em Ciências, habilitação Biologia, pela Universidade Luterana do Brasil. Acadêmica do curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação da Universidade Federal do Pampa. Professora de ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de Uruguaiana/RS.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa/Professora Adjunta

Doutora e Mestra em Educação em Ciências, licenciada em Química. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa. Professora do curso de Especialização em Neurociência Aplicada à Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa Tuna: gênero, educação e diferença

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Menezes, A. R. de, & Silva, F. F. da. (2022). ARTICULAÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO TEÓRICA. E-Mosaicos, 11(26), 72–86. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2022.48026

Edição

Seção

ARTIGOS