PROMOVENDO A PROFISSÃO DO CIENTISTA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47898

Palavras-chave:

Ciência, Costão rochoso, Divulgação científica, Ecologia marinha, Escola.

Resumo

A ciência deve ser cada vez mais valorizada, incentivada e estar mais acessível a todos, dentro e fora do meio acadêmico. E o apoio da população em geral que, via de regra, não tem contato com a ciência no seu dia a dia, é fundamental nesse processo. Mas como apoiar aquilo que não se conhece? O presente projeto “Pra que Serve? O que faz um cientista que trabalha com o mar.” visa divulgar a profissão do pesquisador científico promovendo o diálogo entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa, estimulando a reflexão e debate de ideias de forma lúdica e participativa, familiarizando o público com a rotina de um cientista que trabalha com o mar. Relatamos aqui a experiência vivenciada durante todo o processo de criação e aplicação da oficina. A metodologia do presente projeto é dividida em duas etapas. Na primeira, através de apresentação oral, nós mostramos o que é um cientista, o que faz um cientista quando vai para o campo, como é mergulhar no mar e quais materiais são utilizados. Na segunda etapa nós realizamos uma oficina prática, mostrando a rotina de trabalho de um cientista, como diferentes organismos marinhos são identificados, que organismos são esses e a importância do trabalho de um cientista. Os participantes podem vivenciar a rotina de trabalho de um cientista que trabalha com o mar, além de observar a importância dos ambientes marinhos e da profissão cientista. No final das apresentações os participantes recebem uma tirinha em quadrinho resumindo tudo o que foi aprendido. Até o presente momento o projeto foi realizado em turmas de educação infantil, e ensino básico tecnológico, ambos de escolas públicas e em eventos de divulgação científica em locais públicos. Por ser um projeto de divulgação científica, adaptado para diferentes públicos, pretendemos repetir as atividades aqui apresentadas em outras instituições de ensino e eventos de divulgação científica a fim de incentivar o interesse em relação aos temas científicos, desenvolver o pensamento crítico em relação ao status da ciência na sociedade e contribuir para a valorização da ciência e educação.

Biografia do Autor

Larissa Marques Pires Teixeira, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEE-UERJ).

Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), bacharel em Biologia com ênfase em Ecologia e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida (UVA). Atualmente aluna de doutorado do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faz parte do laboratório de Ecologia Marinha Bêntica (LEMB-UERJ), onde desenvolve pesquisa com teias tróficas marinhas e espécies marinhas invasoras. Possui experiência na área de Ecologia Marinha, Bioinvasão Marinha, Bentos de costão rochoso e Educação Ambiental.

Juliana Magalhães Araujo, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEE-UERJ).

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012), graduação em Ciencias Biológicas - Licenciatura pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Tem experiência na área de Divulgação Científica, com ênfase em Divulgação Científica, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, distribuição espacial, conservação e educação ambiental.

Joel Christopher Creed, Professor titular do Departamento de Ecologia, IBRAG, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DECOL-UERJ).

Joel Christopher Creed, nascido em Sidcup, Inglaterra, em 02 de dezembro de 1967, graduou-se Bacharel em Botânica com Botânica Marinha pela University of Wales Bangor, em 1989, e obteve título de Doutor em Ecologia pela University of Liverpool, Inglaterra, em 1993. Docente da UERJ desde 1998, foi Coordenador do Centro de Estudos Ambientais e Desenvolvimento Sustentável, Ilha Grande, 2000-2001 e Chefe do Departamento de Ecologia, 2004-2005. É Procientista da UERJ desde 1999 e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000. Publicou artigos científicos em periódicos especializados nacionais e estrangeiros, capítulos de livros, fotos, além de outras publicações de divulgação científica. Orientou dissertações de mestrado e orienta teses de doutorado. Implantou o programa global de monitoramento de gramas marinhas SeagrassNet no Brasil em 2002 e coordenou o subprojeto PROBIO-MMA RAP Ilha Grande: um levantamento da biodiversidade entre 2002-2005. Foi fundador do Projeto Coral-Sol e é especialista no uso de biotecnologia marinha para resolver problemas causadas por bioinvasão por bioincrustação. Tem como áreas de interesse acadêmico a ecologia experimental, a biodiversidade marinha, a biologia e a ecologia de costões rochosos e bancos de macrófitas marinhas, a influência de atividades antrópicas nas comunidades bênticas e o monitoramento e espécies invasoras marinhas.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Teixeira, L. M. P., Araujo, J. M., & Creed, J. C. (2021). PROMOVENDO A PROFISSÃO DO CIENTISTA A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. E-Mosaicos, 10(23), 390–403. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.47898

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA