O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47233

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, BNCC, atividades pedagógicas, análise de conteúdo.

Resumo

O objetivo foi evidenciar a importância do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), tendo como suporte de análise uma vivência do subprojeto de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná, campus Paranavaí. A vivência foi organizada em dois momentos: 1) leitura da Base Nacional Comum Curricular com ênfase nos conteúdos de Ciências e Biologia; 2) planejamento de atividades práticas, roteiros, modelos e jogos didáticos. Foram produzidos quatro roteiros de atividades. Como resultados foram produzidas duas sínteses de análise organizadas na categoria “Características dos roteiros de atividades pedagógicas”, abrangendo as subcategorias “Estratégias iniciais: ponto de partida” e “Estratégias de aplicação dos conteúdos”. Assim, verificou-se que o Pibid promove situações que estimulam o pensar e o repensar da prática, bem como a reflexão e relação entre teoria e prática e, por isso, contribui positivamente para o processo de formação inicial de professores.

Biografia do Autor

Elaine Toná de Oliveira, Universidade Estadual do Paraná, Unespar, campus de Paranavaí. SEED-PR.

Mestranda em Ensino: formação Docente Interdisciplinar pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, campus de Paranavaí. Possui graduação em Pedagogia e  Geografia. Especialista em Neuropedagogia e Gestão Ambiental. Professora  e Pedagoga da Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Shalimar Calegari Zanatta, Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, Campus de Paranavaí.

Graduação em Física, Doutora em física. Professora Associada B da UNESPAR, campus de Paranavaí. Colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar.

Marcia Regina Royer, Universidade Estadual do Paraná, Unespar -Campus de Paranavaí.

Bióloga, doutora em Agronomia. Professora Associada A da Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, campus de Paranavaí. Colegiado de Ciências Biológicas e do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar.

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul,UFFS Campus de Chapecó, SC.

Graduação em Educação Física, Doutor de educação física. Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul,UFFS Campus de Chapecó. Departamento de Pedagogia e do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFFS, Campus de Erechim, RS

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

Oliveira, E. T. de, Zanatta, S. C., Royer, M. R., & Loro, A. P. (2020). O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA NA ELABORAÇÃO DE ROTEIROS DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS. E-Mosaicos, 9(22), 188–202. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.47233

Edição

Seção

ARTIGOS