COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:GÊNESE E INCORPORAÇÃO DE UMA NOÇÃO NA POLÍTICA CURRICULAR E NO ENSINO MÉDIO.

Autores

  • Jonas Emanuel Pinto Magalhães Secretaria Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754

Palavras-chave:

competências socioemocionais, políticas públicas, política educacional, currículo, ensino médio

Resumo

Este artigo procura mapear o percurso de incorporação da noção de competências socioemocionais nos discursos pedagógicos e nas políticas curriculares nacionais até a sua manifestação na reforma do ensino médio e na base nacional comum curricular. Analisa o papel desempenhado pelo Instituto Ayrton Senna na promoção e disseminação das competências socioemocionais como inovação curricular consoante com a “Educação para o século XXI”. Apresenta o projeto piloto “Solução Educacional” formulado e implementado por este Instituto em algumas escolas da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro cujo foco volta-se para o desenvolvimento de competências não-cognitivas. Por fim, discute, a partir dos relatórios produzidos pela OCDE, a influência deste organismo internacional na construção de uma agenda global que incorpore o desenvolvimento e a avaliação de competências socioemocionais como política educacional.

Biografia do Autor

Jonas Emanuel Pinto Magalhães, Secretaria Estadual de Ensino do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor de Disciplinas Pedagógicas da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro.

Pedagogo da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH/UERJ)

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Magalhães, J. E. P. (2021). COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS:GÊNESE E INCORPORAÇÃO DE UMA NOÇÃO NA POLÍTICA CURRICULAR E NO ENSINO MÉDIO. E-Mosaicos, 10(23), 62–84. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.46754

Edição

Seção

ARTIGOS