ATUAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA QUANTO A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS EM SAÚDE

Autores

  • Marise Nogueira Ramos Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)
  • Thayná Trindade da S. de Andrade Laboratório de Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)
  • Julio Cesar França Lima Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)
  • Gianne Cristina Reis Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46666

Palavras-chave:

Política de Educação Profissional e Tecnológica, Política de Educação Profissional em Saúde, Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Saúde Pública

Resumo

Este artigo busca apresentar um panorama geral da oferta de cursos de educação profissional técnica em saúde pela Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório em âmbito nacional que analisa dados quantitativos da oferta de formação em saúde pela rede de 2010 a 2016, estabelecendo comparações com as demais esferas administrativas. Os temas analisados neste artigo, ainda que com resultados parciais, demonstram que a rede federal ampliou sua formação como um todo, seja em número de cursos e matriculas, entretanto a formação técnica de nível médio em saúde ainda é ofertada hegemonicamente por instituições privadas Os resultados mostram que a Rede Federal de Educação Profissional Cientifica e Tecnológica ofertou 4,8% do total de cursos técnicos em saúde em 2016, tendo o maior quantitativo de matriculas concentrado em cursos de agente comunitário de saúde e análises clinicas.

Biografia do Autor

Marise Nogueira Ramos, Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

Pós-doutorado em Etnossociologia do Conhecimento Profissional na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro/Portugal (2012). Especialista em Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Professora associada da Faculdade de Educação da UERJ.

Thayná Trindade da S. de Andrade, Laboratório de Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

Graduação em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá; Bolsista de Iniciação Científica do Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV-Fiocruz);

Julio Cesar França Lima, Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana(UERJ). Pesquisador de saúde pública- Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

Gianne Cristina Reis, Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

Pós-Doutora em Estudos Culturais(UFRJ). Bolsista de Apoio técnico a pesquisa Laboratório de Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde (LATEPS/EPSJV/FIOCRUZ)

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Ramos, M. N., Andrade, T. T. da S. de, Lima, J. C. F., & Reis, G. C. (2020). ATUAÇÃO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA QUANTO A OFERTA DE CURSOS TÉCNICOS EM SAÚDE. E-Mosaicos, 9(21), 81–92. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46666

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE