O DECRETO Nº 2.208/1997 E A LEI Nº 13.415/2017: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS “COINCIDÊNCIAS”

Autores

  • FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ https://orcid.org/0000-0002-9721-9812
  • José Gerardo Bastos da Costa Júnior Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró
  • Francisca Leidiana de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.
  • Ana Paula Marinho de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46589

Palavras-chave:

Educação Profissional, Dualidade, Ensino Médio, Política educacional, Neoliberalismo.

Resumo

As políticas para a educação brasileira têm sido marcadas pela dualidade. Em geral, estabelecem duas propostas de formação: uma, para a elite econômica e política; e outra, destinada aos trabalhadores e aos interesses do mercado. Neste artigo, discutimos o Decreto nº 2.208/1997 e a Lei nº 13.415/2017, comparando-os, visto que ambos estabeleceram reformas importantes na educação brasileira. A metodologia constou de uma revisão bibliográfica a partir de estudos elaborados por pesquisadores do campo Trabalho e Educação, quanto às suas análises acerca desses dois documentos. Constatamos que, apesar do espaço temporal de vinte anos entre os dois dispositivos legais, há muitas “coincidências” que só podem ser compreendidas a partir da adoção do ideário neoliberal pelos governos Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer.       

Biografia do Autor

FRANCISCO DAS CHAGAS SILVA SOUZA, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE, CAMPUS MOSSORÓ

DOUTOR EM EDUCAÇÃO (UFRN) E PROFESSOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL (IFRN), DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA (PROFEPT) E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO (UERN/IFRN/UFERSA).

José Gerardo Bastos da Costa Júnior, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró

Licenciado em História (UECE) e Mestre em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA), professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Francisca Leidiana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Bacharela em Turismo (UERN) e Mestre em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

Ana Paula Marinho de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Mossoró.

Licenciada em Pedagogia (UERN) e mestranda em Ensino (UERN/IFRN/UFERSA).

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Publicado

2019-12-23

Como Citar

SOUZA, F. D. C. S., Costa Júnior, J. G. B. da, Souza, F. L. de, & Lima, A. P. M. de. (2019). O DECRETO Nº 2.208/1997 E A LEI Nº 13.415/2017: UMA REFLEXÃO PARA ALÉM DAS “COINCIDÊNCIAS”. E-Mosaicos, 8(19), 79–93. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46589

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE