OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46577

Palavras-chave:

PIBID, Oficinas Pedagógicas, Ensino Fundamental e Médio, Ensino de História, Cultura afro-brasileira.

Resumo

Analisamos a formação inicial do licenciando em história e cultura afro-brasileira no Ensino Fundamental e Médio por meio de oficinas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), para a formação de professores para a educação básica. Nossas fontes são documentos, relatórios e registros de atividades didáticas do subprojeto de História da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus de Paranavaí (2015 - 2018). As oficinas foram pautadas na temática da cultura afro-brasileira e africana, Lei nº 10.639/03 e desenvolvidas em cinco escolas estaduais de Paranavaí (PR). Temos como base teórica Anastasiou e Alves (2009), Castilhos (2019), Le Goff (1990; 2003), Silva (2010), Thompson (1981; 1987), LDB/1996. Os resultados indicam oficinas com potencial para ressignificação didático-metodológica para o ensino de história e da cultura afro-brasileira[1]no Ensino Fundamental e Médio.

[1] Este estudo faz parte de pesquisa de mestrado sob registro no Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade, CAAE nº 20183319.1.0000.9247.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Marques, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí

Graduado em História (2017) e Mestrando em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí. Membro do grupo de estudos História e Memória da Formação e Prática de Professores (UNESPAR, Campus de Paranavaí) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente desenvolve pesquisas acerca da Lei Federal nº 10.639/03 e da formação de professores. 

Márcia Marlene Stentzler, Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí

Graduada em Pedagogia pela UFPR, especialização em Psicopedagogia pela FAFIUV, Mestrado em Educação pela UEPG, linha de pesquisa em formação de professores. Doutorado em Educação pela UFPR, linha de pesquisa história e historiografia da educação. Docente adjunta no Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná, em regime de Tempo Integral de Dedicação Exclusiva. Docente no Mestrado em Ensino: formação docente interdisciplinar (PPIFOR). Diretora de Programas e Projetos (Prograd/Unespar). Coordenadora do Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas em História da Educação (NUCATHE/Unespar), criado em 2009 junto ao Curso de Pedagogia do campus União da Vitória (PR). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História da Formação e das Práticas Educativas (NUHFOPE/UFPR). Associada da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Desenvolve pesquisas na área de história da educação e formação de professores. Avaliadora ad-hoc do MEC/INEP para cursos de Graduação. Membro do Comitê editorial da Revista Ensino e Pesquisa e, da Revista da Academia de Letras do Vale do Iguaçu (ALVI). Membro do Fórum Permanente de Apoio a Formação Docente do Estado do Paraná. Ocupante da cadeira no 14 da Academia de Letras do Vale do Iguaçu, ALVI. 

Downloads

Publicado

2019-12-23

Como Citar

Marques, L. F., & Stentzler, M. M. (2019). OFICINAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DO PIBID. E-Mosaicos, 8(19), 189–203. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.46577

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE