A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÃO: ENTRE FALÁCIAS E DESAFIOS

Autores

  • José Henrique de Lacerda Furtado INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-IFRJ/SERVIDOR PÚBLICO; ESCOLA POLITÉCNICA DE SAUDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV-FIOCRUZ/DISCENTE DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE. https://orcid.org/0000-0003-2257-3531

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46344

Palavras-chave:

Educação, Emancipação Humana, Flexibilização, Políticas Educacionais, Reforma do Ensino Médio.

Resumo

Em uma conjuntura nacional de aprofundamento da crise política e econômica no país, em que diversas medidas de cunho neoliberal vêm sendo implementadas, uma nova organização do ensino médio é propostanão só, ignorando os diversos problemas reais enfrentados cotidianamente pelas escolas brasileiras, mas também, evidenciando a lógica mercantilista com que a educação vem sendo conduzida ao longo dos anos no Brasil. Ressalta-se ainda, o contexto marcado por um cenário imbricado de interesses em disputa em que ela foi sendo formulada. Neste sentido, a reforma do ensino médio, aprovada através da Lei nº 13.415/2017, preconiza uma série de mudanças no mínimo, controversas, tendo como palavra de ordem a sugestiva e questionável flexibilização. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo central discutir acerca deste cenário de disputas em que a reforma do ensino médio se apresenta, destacando a importância da educação em uma perspectiva emancipatória para a formação do indivíduo. A partir das discussões apresentadas, fica evidente a perspectiva regressiva adotada na formulação do novo modelo de ensino médio, que ignora a importância do relevante papel que pode ser desempenhado por ele na transformação social e no desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo dos estudantes. Nesse contexto de retrocessos, faz-se imprescindível e urgente, portanto, que a sociedade como um todo se organize, assumindo o protagonismo na luta pela manutenção dos direitos conquistados e pelo controle dos rumos da educação dos jovens brasileiros, na busca constante por uma sociedade mais justa e menos desigual.

Biografia do Autor

José Henrique de Lacerda Furtado, INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO-IFRJ/SERVIDOR PÚBLICO; ESCOLA POLITÉCNICA DE SAUDE JOAQUIM VENÂNCIO-EPSJV-FIOCRUZ/DISCENTE DO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE.

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM (2010), Mestrando em Educação Profissional em Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ, especialização em Acesso à Saúde: Informação, comunicação e equidade pelo ICICT/FIOCRUZ (2018), especialização em Enfermagem do Trabalho pelo Centro Universitário Internacional (2015), especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família pelo Centro Universitário Internacional (2015) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Enfermagem pelo Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro(2006). Atualmente é servidor público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Furtado, J. H. de L. (2020). A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM QUESTÃO: ENTRE FALÁCIAS E DESAFIOS. E-Mosaicos, 9(21), 23–33. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46344

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE