AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

  • Rose Márcia da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) http://orcid.org/0000-0002-8562-5223

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46178

Palavras-chave:

Política Educacional, Ensino Médio, Ensino Médio Integrado, Contrarreformas, Resistência.

Resumo

O artigo busca discutir as disputas na implantação do Ensino Médio Integrado (EMI) como etapa final da Educação Básica no Brasil, a partir da relação trabalho-educação. Analisa dados censitários e escolares, produções acadêmicas e documentais, referentes ao período de 2008 a 2019 e expõe a problemática do Ensino Médio brasileiro, que não consegue atender as demandas de acesso ao Ensino Superior e a postos de trabalhos complexos. Além disso, historiciza a criação do EMI, analisa sua implementação, contradições, avanços e desafios, e o aponta como materialidade de uma proposta de educação possível na realidade atual brasileira, que pode conter o germe da formação politécnica, omnilateral e unitária.

Biografia do Autor

Rose Márcia da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)/ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH)

Graduada em Letras e Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).  Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). Bolsista da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. Participante do Grupo de Pesquisa THESE - Projetos Integrados de Pesquisa em Trabalho, História, Educação e Saúde, e integrante do Projeto de Pesquisa CNPQ “O Ensino Médio no Brasil e sua (im)possibilidade histórica: determinações culturais, políticas, econômicas e legais”.

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

Silva, R. M. da. (2020). AVANÇOS E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. E-Mosaicos, 9(21), 34–49. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.46178

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE