O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864

Palavras-chave:

(Química, Formação de professores, Caso simulado, AD, CTS)

Resumo

Esse artigo objetiva investigar algumas dificuldades e desafios encontrados por licenciandos em Química ao vivenciarem a construção e execução de um caso simulado. Tendo como lentes a perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade e a Análise de Discurso de Linha Francesa, foi discutido o rompimento da barragem de rejeitos de minério em Brumadinho - MG. A atividade foi organizada em três etapas: construção, execução e avaliação. A partir da personificação dos atores em cada grupo envolvido na problemática (Mineradora, Ambientalistas, ONG e Governo), os acadêmicos vivenciaram o caso simulado. A partir da transcrição da discussão ocorrida na etapa de avaliação, o corpusde análise foi construído. As análises mostraram que a vivência no caso simulado fomentou processos argumentativos, contribuindo para uma posição mais coerente ao levar em conta outros pontos de vista. Apesar da limitação do tempo de execução do caso simulado, essa atividade propiciou discussões para além da sala de aula. 

Biografia do Autor

Wallace Alves Cabral, Universidade Federal de São João de-Rei

Licenciado em Química pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2012). Mestre (2013) e doutor (2019) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente adjunto do Departamento de Ciências Naturais da Universidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Publicado

2021-06-07

Como Citar

Cabral, W. A. (2021). O CASO SIMULADO CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO-MG. E-Mosaicos, 10(23), 260–275. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45864

Edição

Seção

ARTIGOS