GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA

Autores

  • Camila Batista Gama Moura
  • Tassia de Souza Cavalcanti IFSertão
  • Diego Luz Moura

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793

Resumo

Neste artigo temos como objetivo analisar como alunos concluintes de um curso de licenciatura em Pedagogia avaliam o debate de gênero e sexualidade em sua formação inicial. Realizamos entrevistas estruturadas com concluintes e os resultados apontam que embora todos achem importante a discussão sobre gênero e sexualidade, há uma falta de uma intencionalidade do currículo em colocar em pauta tal tema, o que proporciona uma incompreensão da importância deste debate, além disso este tema relacionado apenas com os aspectos biológico em especial à educação sexual. É necessário que este tema seja inserido na formação de professores de modo que o debate da diversidade seja tratado sistematicamente de uma forma mais humana e menos dogmática.

Palavras chaves: Formação docente, Gênero, sexualidade, pedagogia, formação inicial.

Biografia do Autor

Diego Luz Moura

Docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

Moura, C. B. G., Cavalcanti, T. de S., & Moura, D. L. (2021). GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL EM PEDAGOGIA. E-Mosaicos, 10(23), 276–287. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2021.45793

Edição

Seção

ARTIGOS