A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Denise Dias dos Santos Universidade de São Paulo Secretaria Municipal de Educação/SP
  • Natália Frizzo de Almeida Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45110

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Política Pública, Ensino Básico.

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma política pública garantida por lei, cujo marco inicial é a Constituição de 1988, com o objetivo de alfabetização e inclusão social de jovens e adultos que, por diversas razões, não conseguiram estar na escola durante a infância e adolescência. O objetivo deste trabalho é estudar a evolução desta política pública no município de São Paulo, a partir de documentos, leis e referências que abordam o tema, a partir da instituição do ensino de EJA até a regulamentação do funcionamento dos CIEJAs (que é uma modalidade de EJA). As análises permitiram o conhecimento da evolução desta modalidade de ensino, que foi direcionada de acordo com as propostas, demandas e interesses de cada gestão municipal. As experiências nas diversas modalidades de EJA mostram que é importante que ela seja não somente uma política assistencialista, mas também uma forma de proporcionar que os alunos sejam incluídos na sociedade e pratiquem sua cidadania. O CIEJA é a proposta inovadora no âmbito municipal pois proporciona a flexibilidade do currículo, horários, turmas e atividades complementares, porém não está isenta dos problemas que permeiam o ensino de jovens e adultos, bem como da educação básica como um todo.

Biografia do Autor

Denise Dias dos Santos, Universidade de São Paulo Secretaria Municipal de Educação/SP

Bacharela e Licenciada em Geografia pela FFLCH-USP. Mestre em Ciências (área de concentração: Geografia Física) pela Universidade de São Paulo - USP. Professora de Geografia de Ensino Fundamental II e Médio – SME/SP

Natália Frizzo de Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em História pela FFLCH-USP, especialista em Gestão Escolar e atualmente doutoranda na Faculdade de Educação da USP, na área de História da Educação. 

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Publicado

2020-10-28

Como Citar

Santos, D. D. dos, & Almeida, N. F. de. (2020). A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO POLÍTICA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO (SP): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. E-Mosaicos, 9(22), 03–14. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.45110

Edição

Seção

ARTIGOS