GRÁFICOS DE FUNÇÕES UTILIZANDO O GEOGEBRA EM SMARTPHONES

Autores

  • Augusto Cesar de Castro Barbosa IME/UERJ
  • Cláudia Ferreira Reis Concordido IME/UERJ
  • Bruno Guimarães da Silva

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44535

Palavras-chave:

TIC, GeoGebra, Smartphones, Funções, Gráficos.

Resumo

Mudanças tecnológicas alteram constantemente nossa maneira de viver e, na vida escolar, professores se deparam com uma crescente demanda por métodos de ensino que as incorporem. Muitos trabalhos focam em como ensinar Matemática de forma diferente, utilizando softwares, origamis, jogos e diversas atividades lúdicas. Esta mudança pode ser percebida nos livros e na evolução do método de ensino de vários tópicos, dentre eles o de funções. Levando-se em conta o avanço tecnológico mencionado, principalmente dos celulares, tornando-os smartphones, acreditamos que seja prazeroso, didático e renovador lançar mão do GeoGebra, software utilizado em computadores por muitos professores, para uso em smartphones. Foram propostas atividades para o 9º do Ensino Fundamental e o 1º ano do Ensino Médio, e feita uma análise das dificuldades dos alunos na utilização deste aplicativo em sala de aula com gráficos de funções.

Biografia do Autor

Augusto Cesar de Castro Barbosa, IME/UERJ

Professor Associado do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ. Doutor em Física. E-mail: accb@ime.uerj.br.

Cláudia Ferreira Reis Concordido, IME/UERJ

Professora Associada do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ. Doutora em Matemática. E-mail: concordido@ime.uerj.br.

Bruno Guimarães da Silva

Mestre em Matemática (PROFMAT) pela UERJ. E-mail: guimaraespmat@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Barbosa, A. C. de C., Concordido, C. F. R., & Silva, B. G. da. (2020). GRÁFICOS DE FUNÇÕES UTILIZANDO O GEOGEBRA EM SMARTPHONES. E-Mosaicos, 9(20), 82–97. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44535

Edição

Seção

ARTIGOS