ENSINO, APRENDIZAGEM E ARTE: RASTREAMENTOS DE UM ARQUIVO

Autores

  • Jeferson Camargo Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Bruno Mallmann Cavalheiro Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Angelica Vier Munhoz Universidade do Vale do Taquari - Univates https://orcid.org/0000-0002-2644-043X

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44534

Palavras-chave:

Grupo CEM, arquivo, ensino, aprendizagem, arte.

Resumo

O presente artigo resulta de uma investigação realizada por bolsistas de iniciação científica (PIBIC/CNPq), do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates). O propósito foi mapear, arquivar e dar visibilidade à produção engendrada pela pesquisa, no período de 2013-2018, de modo a compreender os seus movimentos e articulações com o campo empírico.  Para tal feito, operou-se com a noção de arquivo, a partir de Foucault (2008) e Derrida (2001), entre outros. Tomaram-se como descritores as palavras ensino, aprendizagem e arte, tendo em vista que essas noções percorreram os estudos e investigações do Grupo. Os procedimentos de arquivamento e arquivização foram considerados a partir de Aquino & Val (2018), com o objetivo de organizar os achados, ao mesmo tempo em que se revitalizam os materiais encontrados. Por fim, analisar tal arquivo não implicou interpretação de resultados conclusivos, mas oscilações, modulações que remetem a novas visibilidades.

Biografia do Autor

Jeferson Camargo, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduando no curso de Psicologia e bolsista de iniciação científica CNPq - Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Bruno Mallmann Cavalheiro, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Graduando em História-Licenciatura pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES. Bolsista CNPq do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/UNIVATES/CNPq). Tem experiência na área de História Indígena e formação de acadêmicos e docentes sobre temas históricos e contemporâneos de povos indígenas, com ênfase na etnia Kaingang

Angelica Vier Munhoz, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica, PUCRS (1987); Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII (Vincennes Saint Denis), Departements de Arts, Philosophie et Esthétique, Pós-doutorado na USP. Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates atuando nos cursos de graduação em Pedagogia e Psicologia e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas. É líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integra o Grupo de pesquisa Escrileituras da diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq. Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença

Downloads

Publicado

2020-04-04

Como Citar

Camargo, J., Cavalheiro, B. M., & Munhoz, A. V. (2020). ENSINO, APRENDIZAGEM E ARTE: RASTREAMENTOS DE UM ARQUIVO. E-Mosaicos, 9(20), 98–110. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2020.44534

Edição

Seção

ARTIGOS