ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Fábio Merçon
  • Marcelo Pinheiro de Souza
  • Carlos Magno Sady Valladares
  • Jorge Alberto Saboya Pereira
  • Josineide Alves da Silva
  • Raimundo Elito Conceição

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4386

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4386

Apesar de estar constantemente presente no dia-a-dia, a química é uma disciplina considerada complexa e desnecessária pela maioria dos alunos da educação básica. Visando reverter este quadro e promover um ensino crítico, contextualizado e motivador, educadores e pesquisadores vêm destacando a importância de se promover o aprendizado, mediante o emprego de recursos didáticos associados com a experimentação e o uso de softwares educacionais. No presente trabalho, foi feita uma avaliação das atividades desenvolvidas pela equipe de química do CAp/UERJ, baseada no emprego destes recursos didáticos. Experimentos e recursos de informática demonstraram-se extremamente importantes no processo de ensino-aprendizagem, com destaque para seu efeito motivador, constatado pelo aumento da participação dos alunos nas atividades. Além disto, também se verificou o favorecimento da construção do conhecimento, da aprendizagem colaborativa e o estímulo do caráter investigativo e da tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Merçon, F., Souza, M. P. de, Valladares, C. M. S., Pereira, J. A. S., Silva, J. A. da, & Conceição, R. E. (2012). ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. E-Mosaicos, 1(1), 79–93. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4386

Edição

Seção

ARTIGOS