SEMINÁRIO LINGUAGEM VISUAL E EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Esequiel Rodrigues Oliveira
  • Maria Ignez Rocha David
  • Maria Ruth Machado Fellows
  • Soraya Barcellos Izar

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4383

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4383

Não somos preparados para receber de forma consciente as imagens que atuam na nossa formação moral e intelectual. Nunca houve da parte da educação formal uma preocupação com a leitura de imagens da mesma forma como sempre existiu com a leitura das letras. O pensamento visual raras vezes é levado em consideração pela escola e valorizado como parceiro da escrita na construção do conhecimento. Na realidade, a escola dá pouca importância à formação nesta linguagem no processo de aprendizagem do aluno. Portanto, desenvolver estudos que contribuam para o fomento de uma reflexão em torno da formação instrumental e crítica em linguagem visual como parte integrante da formação escolar básica e, conseqüentemente, da demanda de inserção na sociedade contemporânea, é tarefa fundamental de todos aqueles envolvidos no processo Educacional, qualquer que seja o nível de atuação.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Oliveira, E. R., David, M. I. R., Fellows, M. R. M., & Izar, S. B. (2012). SEMINÁRIO LINGUAGEM VISUAL E EDUCAÇÃO BÁSICA. E-Mosaicos, 1(1), 36–46. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4383

Edição

Seção

ARTIGOS