NARRATIVAS DE MULHERES GUERREIRAS: Histórias De Vida, Leitura E Escrita Na EJA

Autores

  • Andrea da Paixão Fernandes
  • Olga Guimarães Germano
  • Ivana de Oliveira Guedes

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4381

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2012.4381

Em uma turma de educação de jovens e adultos (EJA) em fase de alfabetização, composta, exclusivamente, por mulheres, desenvolvemos um projeto de produção de suas autobiografias. Nossa escolha parte do entendimento que temos acerca da importância da construção de práticas de alfabetização e letramento fundamentadas em aspectos que sejam significativos para os sujeitos aprendizes.

Além de possibilitar a elevação da auto-estima dessas mulheres que, por se sentirem excluídas da sociedade, julgam-se incapazes de aprender, o trabalho com as práticas de leitura e de escrita a partir da história oral de cada uma, desperta o prazer de ler e escrever, proporcionando momentos de reflexão e questionamentos acerca do uso da linguagem oral e escrita. Como metodologia, recorremos à leitura de autobiografias de outros sujeitos da EJA. As nar-rativas produzidas pretendiam resgatar memórias dos tempos da infância, da adolescência, do primeiro encontro com a escola e com o mundo do trabalho. No início, as narrativas contemplavam, apenas, momentos recentes de suas vidas, parecendo que não queriam, ou não deveriam, garimpar mais fundo as suas memórias. Precisamos instigá-las a falar tudo de que se lembrassem e como lembrassem e passamos ao registro escrito das histórias narradas.  Realizamos, coletivamente, a revisão textual, buscando maior articulação entre a linguagem oral e escrita. Decidimos transformar as narrativas em um livro que, mais do que apenas histórias de vidas, revela-nos que a experiência de vida de cada uma atravessa os limites da coragem e da determinação pela volta à sala de aula para aprenderem, não só a ler e a escrever, mas a se inscreverem, novamente, na roda da vida.

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Fernandes, A. da P., Germano, O. G., & Guedes, I. de O. (2012). NARRATIVAS DE MULHERES GUERREIRAS: Histórias De Vida, Leitura E Escrita Na EJA. E-Mosaicos, 1(1), 15–23. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2012.4381

Edição

Seção

ARTIGOS