EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA

Autores

  • Ana Paula da Silva Santos Universidade Estácio de Sá
  • Leandro Teófilo de Brito Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41229

Palavras-chave:

Interculturalidade, Gênero, Mulher, Escola, Educação em Direitos Humanos.

Resumo

A questão dos direitos humanos tem se apresentado como uma problemática de difícil compreensão nos dias atuais, assim como o desafio do reconhecimento das diferenças. Mesmo com a construção de documentos nacionais e internacionais centrados na perspectiva dos direitos humanos, ainda convivemos com fortes violações, múltiplas violências, desigualdades sociais e diversas formas de preconceitos e discriminações no cotidiano das relações sociais.  Neste sentido, não podemos deixar de pensar nas questões que envolvem as relações de gênero e as desigualdades sofridas por meninas e mulheres, em diversos espaços sociais, sobretudo na escola. O presente estudo visa apresentar considerações sobre a educação em direitos humanos e as questões de gênero no contexto escolar, utilizando para tanto a perspectiva intercultural. Esta perspectiva nos coloca no âmbito de compreender a educação em direitos humanos como uma mediação para a construção de uma sociedade inclusiva, igualitária e plural onde os sujeitos possam vivenciar experiências que sejam permeadas pelos direitos humanos e, que, se tornem sujeitos de direito.

Biografia do Autor

Ana Paula da Silva Santos, Universidade Estácio de Sá

Professora da Universidade Estácio de Sá. Docente nos cursos de Pedagogia e Educação Física.

Leandro Teófilo de Brito, Colégio Pedro II

Pós doutorando em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente do colégio Pedro II

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Publicado

2019-09-23

Como Citar

Santos, A. P. da S., & Brito, L. T. de. (2019). EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E AS QUESTÕES DE GÊNERO NA ESCOLA. E-Mosaicos, 8(18), 3–16. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41229

Edição

Seção

ARTIGOS