DIÁLOGOS ENTRE MUSEU E ESCOLA: RELAÇÕES POSSÍVEIS NO CENÁRIO DE PESQUISA ATUAL.

Autores

  • Angela Zanotelli Cagliari Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
  • Andréia Modrzejewski Zucolotto Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41203

Palavras-chave:

Museu, Escola, Museologia, Educação, Produção científica.

Resumo

Este estudo tem como objetivo conhecer e analisar artigos científicos que discorrem sobre as relações entre museu e escola. O presente texto trata-se de uma revisão bibliográfica baseada na literatura especializada recente, dentro do período temporal de 2007a 2017, na qual procurou-se identificar, descrever e analisar as produções científicas em formato de artigo mais atuais disponíveis em língua portuguesa. Os artigos analisados buscam interlocuções teóricas e práticas entre museu e escola, a partir de diferentes vieses. Esta revisão mirou publicações que articulassem o espaço museológico e o espaço escolar na expectativa de desvendar o atual contexto de investigação científica relativo à educação formal e seus possíveis diálogos com a museologia. Conclui-se que ainda há poucos estudos realizados na área e o principal foco das pesquisas abordadas está no museu enquanto locus social, logo educativo. Destaca-se a importância de realizar outras investigações em idioma português sobre o tema a fim de colaborar para o desenvolvimento da área de museologia associada à educação.

Biografia do Autor

Angela Zanotelli Cagliari, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Licenciada em Artes Visuais (UFRGS), docente do Instituto Federal de Ciências e Educação do Rio Grande do Sul (IFRS).

Andréia Modrzejewski Zucolotto, Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação (PUCRS), docente do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

Cagliari, A. Z., & Zucolotto, A. M. (2019). DIÁLOGOS ENTRE MUSEU E ESCOLA: RELAÇÕES POSSÍVEIS NO CENÁRIO DE PESQUISA ATUAL. E-Mosaicos, 8(18), 47–58. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.41203

Edição

Seção

ARTIGOS