SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Cheila Dias Santos Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo
  • Andrea da Paixão Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.39719

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Livro Didático, Representações Sociais.

Resumo

O presente artigo apresenta um recorte da pesquisa realizada com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Rede Pública Municipal de Educação de São Gonçalo, município localizado na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa aborda a importância e o uso do Livro Didático (LD) para esses sujeitos.Para isso, a pesquisa procurou investigar os sentidos atribuídos pelos estudantes do Grupo I, Fases 1 e 2 dessa modalidade a esse recurso didático de forma geral e, concomitante,  também a questão da aplicabilidade do LD “EJA Moderna , volume I, do Programa Nacional do Livro Didático para a EJA (PNLD/EJA) adotado por essa rede de ensino. A pesquisa assim configurada traz o entendimento de que para suprir as necessidades dos educandos e efetivamente cumprir o seu papel de formação e informação é necessário que o LD seja concebido considerando-se que os conteúdos nele presentes estejam contextualizados de acordo com o contexto social do aluno,com vistas à aquisição dos bens socioculturais, leia-se, à cultura letrada a que todo cidadão tem direito.

Biografia do Autor

Cheila Dias Santos, Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo

Mestra em Ensino da Educação Básica (PPGEB / CAp-UERJ); professora da rede municipal de educação de São Gonçalo.

Andrea da Paixão Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (UNICAMP); Mestre em Educação (UFF); Especialista na Área de Educação de Jovens e Adultos (UFF); Pedagoga (UERJ). Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), do Departamento de Ensino Fundamental e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica do CAp-UERJ. Pesquisadora da Área de Educação para Pesosas Jovens e Adultas e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Santos, C. D., & Fernandes, A. da P. (2019). SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO LIVRO DIDÁTICO. E-Mosaicos, 7(16), 223–233. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.39719

Edição

Seção

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas