ESTRATÉGIAS DE ENSINO SUGERIDAS NO CONTEÚDO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLD/2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.39451

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Gravitação Universal, livros didáticos, ensino de Física, Análise documental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar, por meio de uma análise documental, se os livros didáticos de Física, recomendados pelo Programa Nacional de Livro Didático - PNLD / 2018, sugerem estratégias de ensino diversificadas para o desenvolvimento do conteúdo de Gravitação Universal. Para tanto, foram analisadas as estratégias sugeridas para a abordagem inicial de conteúdo, as propostas de atividades, uso de recursos tecnológicos, assim como a utilização de literatura e artigos científicos. Os resultados mostram que o uso de imagens, problematizações e abordagem história apresentam-se como as principais estratégias sugeridas para a abordagem inicial do conteúdo. No entanto, os recursos tecnológicos, bem como livros, apesar de recomendados, são basicamente, apresentados como sugestões na seção de recursos complementares das obras analisadas, carecendo de orientações que amparem o professor quanto sua utilização em sala de aula.

 

Biografia do Autor

Danúbia Damiana Santos Bonfim, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, Paraná.

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino - PPGEN/UENP; Especialista em Gestão Educacional/CESUMAR; Especialista em Ensino da Física/FAFIBE; Licenciada em Matemática/UENP.

William Júnior do Nascimento, Universidade Federal do Paraná, Jandaia do Sul, Paraná

Professor adjunto 1 e coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas pela Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado de Jandaia do Sul; Docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná - PPGEN/UENP; Pós-Doutor/UFSCAR; Doutor em Física/UFSCAR; Mestre em Física/UEM; Graduado em Física/UEM.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Bonfim, D. D. S., & Nascimento, W. J. do. (2019). ESTRATÉGIAS DE ENSINO SUGERIDAS NO CONTEÚDO DE GRAVITAÇÃO UNIVERSAL: UMA ANÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA RECOMENDADOS PELO PNLD/2018. E-Mosaicos, 8(17), 61–84. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.39451

Edição

Seção

ARTIGOS