BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTEXTO, SIGNIFICADOS E DESALINHAMENTOS COTIDIANOS

Autores

  • Franco Gomes Biondo Programa de Pós-graduação em Educação Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38729

Palavras-chave:

BNCC, currículo, avaliação, formação docente, cotidiano escolar.

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) constitui a política curricular mais recente no âmbito educacional brasileiro e se encontra em via de implementação. Diversos autores têm apontado a lógica impositiva e homogeneizadora dessa política, localizada em um contexto neoliberal e tendo agregado a participação de diversos atores privados. Este ensaio teórico parte dessa contextualização para analisar trechos do documento da BNCC homologado em 2017, em busca de sentidos de currículo, avaliação, materiais didáticos e formação docente. Investigo os possíveis desdobramentos decorrentes da efetivação desses sentidos, os quais corroboram uma noção de controle cada vez mais fluido e sofisticado sobre a educação. Por fim, argumento que descaminhos cotidianos podem ser traçados para que, em alguma medida, os sentidos da prescrição curricular sejam ampliados e/ou reformulados.

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

Biondo, F. G. (2019). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONTEXTO, SIGNIFICADOS E DESALINHAMENTOS COTIDIANOS. E-Mosaicos, 8(17), 19–33. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2019.38729

Edição

Seção

ARTIGOS