A EXPERIMENTAÇÃO EM FOCO: O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS SOBRE O TEMA?

Autores

  • Leticia do Prado Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Câmpus de Bauru https://orcid.org/0000-0001-6116-0858
  • Marcelo Carbone Carneiro Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Câmpus de Bauru.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38675

Palavras-chave:

Experimentação, Formação Inicial de Professores, Ensino de Química.

Resumo

A carga horária de um curso de licenciatura em química prevê cerca de 50% de atividades didático experimentais. Além disto, muitos alunos envolvem-se em projetos de iniciação científica cuja a experimentação é rotina. Neste cenário desenvolvemos esta pesquisa, na qual solicitamos a uma turma de licenciandos em química que escrevessem palavras, frases ou expressões que pudessem ser associadas a: “experimentação”, “experimentação em laboratório de pesquisa” e “experimentação em laboratório didático”. Nosso objetivo era compreender e delimitar quais concepções permeavam o entendimento destes futuros professores sobre a experimentação para o ensino de química e para a química como ciência particular. Interpretamos os dados obtidos usando como suporte a análise fenomenológica. Em todas as respostas, a experimentação foi associada a uma visão kuhniana, pouco crítica, fechada e utilitarista de ciência. Sendo mais recorrente a generalização da experimentação como comprovação de teorias.

Biografia do Autor

Leticia do Prado, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Câmpus de Bauru

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciência da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Câmpus de Bauru – SP.

Marcelo Carbone Carneiro, Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Câmpus de Bauru.

Livre-docente em Filosofia, Doutor e Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Câmpus de Bauru - SP.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Como Citar

Prado, L. do, & Carneiro, M. C. (2019). A EXPERIMENTAÇÃO EM FOCO: O QUE PENSAM OS LICENCIANDOS SOBRE O TEMA?. E-Mosaicos, 7(16), 26–34. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.38675

Edição

Seção

ARTIGOS