ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENEM, LETRAMENTO E EXCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Helen Vieira Oliveira Universidade de Lisboa - Portugual Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luiz Antônio Gomes Senna UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.36885

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas, Avaliação da Aprendizagem

Resumo

O presente estudo busca realizar uma reflexão acerca das relações transversais entre o Enem, o Letramento e a Exclusão Escolar, tendo como objetivos: a) verificar em que medida o Enem está contemplando os diferentes gêneros textuais na prova de redação; b) discutir suas implicações para os modelos de ensino do letramento do Ensino Médio; c) analisar como tal modelo influencia na exclusão escolar. A discussão está orientada pelas contribuições teóricas de efeito retroativo, letramento, gêneros textuais e exclusão escolar, concentrando-se na análise das últimas nove provas de redação. Concluiu-se que o exame contribui para o ensino de letramento escolar e que não leva em consideração o sujeito e o desenvolvimento de suas habilidades e competências no que se refere às práticas sociais.

Biografia do Autor

Helen Vieira Oliveira, Universidade de Lisboa - Portugual Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação pela Universidade de Lisboa

Professora Contratada Faculdade de Educação da UFRJ

Psicopedagoga da PUC-Rio

Pesquisadora Colaboradora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais - UERJ

Luiz Antônio Gomes Senna, UERJ

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ

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Publicado

2019-02-20

Como Citar

Oliveira, H. V., & Senna, L. A. G. (2019). ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE ENEM, LETRAMENTO E EXCLUSÃO ESCOLAR. E-Mosaicos, 7(16), 181–196. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.36885

Edição

Seção

ARTIGOS