PROJETO SANTOS JOVEM DOUTOR – DESDOBRAMENTOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Elisete Gomes Natário Universidade Metropolitana de Santos
  • Maria de Lourdes Medeiros Batista Universidade Metropolitana de Santos

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33419

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Ensino Fundamental, Prática docente, Saúde, Educação

Resumo

O Projeto Santos Jovem Doutor (PSJD) busca diversas formas de incluir o cotidiano do aluno da escola pública municipal ao seu contexto educacional durante as atividades dirigidas aos seus discentes participantes e é destinado aos escolares de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e visa preparar alunos para protagonizarem ações vinculadas ao conhecimento do corpo humano, focando em doenças sexualmente transmissíveis, H1N1, saúde da pele, pulmão, tabagismo e drogas. Tem foco também na prática educativa, nos diversos níveis de atuação dos temas mencionados, com formação e desenvolvimento de recursos humanos (professores e alunos) e com propostas junto à comunidade. O objetivo desta pesquisa foi investigar se os desdobramentos da aprendizagem adquiridas no Projeto Santos Jovem Doutor com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental compõe uma aprendizagem significativa no que se refere à construção de conhecimentos em saúde serem multiplicadores desse conhecimento na comunidade. Participaram deste estudo, todos os 18 estudantes que estão no Projeto Santos Jovem Doutor de uma escola pública situada na área continental de Santos - SP. Desses, 10 são alunos do 8º ano, 08 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e com idades entre 13 a 15 anos. Os alunos responderam a um questionário em forma de escala de Likert na própria escola. Os resultados mostraram que o PSJD propicia uma aprendizagem significativa no que compete aos desdobramentos da mesma, ou seja, os alunos conseguiram estabelecer relações do PJDS com o seu cotidiano, com a sala de aula e estenderam seus conhecimentos sobre o corpo humano - doenças sexualmente transmissíveis, H1N1, saúde da pele, pulmão, tabagismo e drogas - a outros colegas, pais e comunidade.

 

Biografia do Autor

Elisete Gomes Natário, Universidade Metropolitana de Santos

Doutora em Educação (UNICAMP). É docente nos cursos de licenciaura e no  Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos na Linha- Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental.

Maria de Lourdes Medeiros Batista, Universidade Metropolitana de Santos

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos.  Participante do Projeto Santos Jovem Doutor na Rede Pública de Santos. Professora de Rede Municipal de Ensino de Santos - SP.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Natário, E. G., & Batista, M. de L. M. (2018). PROJETO SANTOS JOVEM DOUTOR – DESDOBRAMENTOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. E-Mosaicos, 7(15), 69–88. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33419

Edição

Seção

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO