DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Leonardo Freire Marino Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33108

Palavras-chave:

Sociedade Disciplinar, Sociedade de Controle, Ensino de Geografia, Educação Geográfica, Prática de Ensino

Resumo

A escola ocupa um lugar central em nossas vidas. No entanto, desde as últimas décadas do século XX, a escola vive uma crise sem precedentes. Seus objetivos, procedimentos e normas de funcionamento não carregam a eficiência que apresentavam no passado. Parte desta crise tem suas origens na passagem das Sociedades Disciplinares para as Sociedades de Controle e nos processos de construção de novas subjetividades e formas de ser e estar no mundo, aspectos característicos da transição entre os dois modelos de Sociedade. Frente a este cenário, o presente artigo propõe investigar o papel que a Educação Geográfica deve desempenhar nos novos tempos.

Biografia do Autor

Leonardo Freire Marino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui os títulos de Doutor (2006-2010) e Mestre em Geografia (2002-2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), Especialista em Políticas Territoriais no Estado do Rio de Janeiro (2000-2001) e Licenciatura Plena em Geografia (1994-1999) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisador do Grupo intitulado Geografia Brasileira: História e Política (UERJ). É Coordenador do Projeto de Extensão: Sentidos do Urbano - A Cidade do Rio de Janeiro por meio do estudo sensorial das Paisagens. Tem experiência em diversos níveis de ensino e linhas de pesquisa, merecendo destaque os estudos que envolvem temas ligados as novas dinâmicas do espaço urbano, os conflitos sociais emanados da violência e a promoção de Direitos.

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Marino, L. F. (2018). DERRUBANDO MUROS E CERCAS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DA GEOGRAFIA NO SÉCULO XXI. E-Mosaicos, 7(15), 157–179. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.33108

Edição

Seção

ARTIGOS