A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS SOBRE O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA PARA VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA

Autores

  • amanda pimentel berk de Queiroz cefet-rj
  • Marcelo Borges Rocha cefet
  • Roberta da Matta Prefeitura de Itaguaí-RJ
  • Alexander Ramos cefet-rj
  • Luisa Coutinho Queyroi cefet rj

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32103

Palavras-chave:

documentários, educomunicação, mata atlântica, unidades de conservação

Resumo

As unidades de conservação (UC) apresentam potencial educativo principalmente por proporcionar um aprender vinculado ao cotidiano. Produções e disseminações de vídeos possibilitam atingir um grande número de cidadãos. Esse foi um trabalho descritivo a respeito do projeto Conexão Ambiental/CEFET-RJ, desenvolvido por docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, que consiste na produção de documentários ambientais com o intuito de divulgação científica sobre locais de reconhecida relevância ambiental. Foram produzidos dois curta-metragem, com aspectos históricos e de biodiversidade do Parque Nacional da Tijuca, uma UC de Mata Atlântica. Observa-se que o uso do documentário ambiental mobiliza os indivíduos para uma aproximação e sensibilização sobre o espaço retratado.

Biografia do Autor

amanda pimentel berk de Queiroz, cefet-rj

Mestre em Engenharia Ambiental, Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ, pesquisadora da àrea de Meio Ambiente e Educação Ambiental. Bióloga pesquisadora na Verde Criativa elaborando e executando projetos diversos acerca da temática ambiental e biológica.

Marcelo Borges Rocha, cefet

Professor Dr. na graduação e pós-graduação no cefet-Rj

Roberta da Matta, Prefeitura de Itaguaí-RJ

Graduada em Ciências Biológicas pela UERJ (2011), atuando na resistência a múltiplas drogas nas leucemias, trabalho desenvolvido no INCA. Especialista em Educação Básica, modalidade Ensino de Biologia, pela UERJ (2013), onde desenvolveu a pesquisa a respeito da Área de Proteção Ambiental do Engenho Pequeno e Morro do Castro. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pelo CEFET/RJ, atuando na área da divulgação científica, produção de documentários, educação ambiental. Foi professora efetiva da rede Municipal de Mangaratiba (2016). Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Itaguaí/RJ.

Alexander Ramos, cefet-rj

Graduando do curso de gestão ambiental no CEFET/RJ

Luisa Coutinho Queyroi, cefet rj

Graduanda e estagiária no CEFET-RJ

Downloads

Publicado

2018-08-31

Como Citar

Queiroz, amanda pimentel berk de, Rocha, M. B., da Matta, R., Ramos, A., & Queyroi, L. C. (2018). A PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIOS AMBIENTAIS SOBRE O PARQUE NACIONAL DA TIJUCA PARA VALORIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA. E-Mosaicos, 7(15), 145–156. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.32103

Edição

Seção

ARTIGOS