AS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERCEPÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR

Autores

  • hugo norberto krug Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilia de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Rodrigo de Rosso Krug Universidade de Cruz Alta
  • Cassiano Telles Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.31052

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Básica, Gestão Escolar, Prática Pedagógica, Dificuldades.

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as dificuldades na prática pedagógica de professores de Educação Física na Educação Básica na percepção da Gestão Escolar de escolas das redes de ensino pública de uma cidade do interior do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. O instrumento de coleta de informações foi uma entrevista, tendo as respostas interpretadas pela análise de conteúdo. Participaram dezoito gestores escolares da referida rede de ensino e cidade. Identificamos oito dificuldades, sendo a maioria classificada na dimensão sociopolítica/cultural e a minoria dividida entre a dimensão institucional/organizacional e a dimensão instrucional/pedagógica.

Biografia do Autor

hugo norberto krug, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física; Doutor em Educação; Doutor em Ciência do Movimento Humano; Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria; Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (mestrado).

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor do Curso de Educação Física da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ).

Cassiano Telles, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Educação Física (UNIFEBE); Mestre em Educação Física (UFSM); Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

krug, hugo norberto, Krug, M. de R., Krug, R. de R., & Telles, C. (2018). AS DIFICULDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERCEPÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR. E-Mosaicos, 7(14), 121–136. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.31052

Edição

Seção

ARTIGOS