EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O COMPROMISSO PROFISSIONAL COM A SOCIDADE NA VISÃO DE PAULO FREIRE ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE PROFESSIONAL COMMITMENT WITH SOCIETY IN THE VISION OF PAULO FREIRE

Autores

  • Luana Carramillo Carramillo-Going Universidade Católica de Santos - UNISANTOS Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES
  • Mario Sergio Cortella Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP = Orientador da tese de Doutorado.

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30814

Palavras-chave:

Palavras chave, cidadania planetária, educação ambiental, gerenciamento de riscos, Humanização, compromisso profissional.

Resumo

 

Resumo

O estudo nasce das inquietações sobre a conscientização da relevância de pesquisas que dialoguem entre a Educação Ambiental, as concepções dos estudos de Paulo Freire voltados à cidadania planetária e o compromisso com a formação humana. Tem como foco analisar ações conscientes dos professores e alunos comprometidos com a sociedade, e que se questionam acerca do que se pretende para o futuro de nossos cidadãos. Busca levantar a contribuições das pesquisas que contemplam Freire (1980,1987,1996,2007,2008), como Gadotti,(2001,2008,2009.2010) e Cortella (2008,2010) entre outros, com o objetivo de uma análise crítica sobre as práticas docentes  dos profissionais da Educação sobre o Meio Ambiente e a conscientização da Humanização frente a realidade. Visa a participação da escola em ações interdisciplinares nas quais envolva profissionais da educação, da comunidade,  asseguradas nas políticas públicas e no compromisso social para o enfrentamento dos desastres ambientais que envolvem grupos ou pessoas que ocupam espaços  vulneráveis.

Palavras chave: cidadania planetária; educação ambiental; gerenciamento de riscos; Humanização; compromisso profissional.

 

Abstract

The study concerns about  the relevance of research about Environmental Education, the conceptions of Paulo Freire's studies focused on planetary citizenship and the commitment to human formation. Its focus is to analyze conscious actions of teachers and students committed to society, and who are questioning about what is intended for the future of our citizens. It seeks to raise the contributions of Freire (1980,1987,1996,2007,2008), as Gadotti, (2001,2008,2009.2010) and Cortella (2008,2010) among others, looking for a critical analysis on the teaching practices of Environmental Education professionals and the awareness of Humanization. It aims at the participation of the school in interdisciplinary actions in which it involves professionals of education, of the community, assured in the public policies and the social commitment to the confrontation of the environmental disasters that involve groups or people occupying spaces vulnerable.

Keywords: planetary citizenship; environmental education; Risk management; Humanization; commitment.

 

Biografia do Autor

Luana Carramillo Carramillo-Going, Universidade Católica de Santos - UNISANTOS Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2000). Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2011) Coordenadora do Mestrado Profissional: Práticas Docentes No Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos e Professora da Universidade Católica de Santos


Mario Sergio Cortella, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP = Orientador da tese de Doutorado.

. Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) sob a orientação do Prof. Dr. Paulo Freire. Professor-titular do Departamento de Fundamentos da Educação e da Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na qual atuou por 35 anos (de 1977 até 2012)

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Publicado

2017-12-12

Como Citar

Carramillo-Going, L. C., & Cortella, M. S. (2017). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O COMPROMISSO PROFISSIONAL COM A SOCIDADE NA VISÃO DE PAULO FREIRE ENVIRONMENTAL EDUCATION AND THE PROFESSIONAL COMMITMENT WITH SOCIETY IN THE VISION OF PAULO FREIRE. E-Mosaicos, 6(13), 112–125. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.30814

Edição

Seção

ARTIGOS