FRICÇÕES DE UMA TRAMA PEDAGÓGICA: O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NO ENCONTRO COM O MUNDO

Autores

  • Dilson Miklos Pereira Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30124

Palavras-chave:

formação de professores, estética, experiência, Sonia Lins

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa em curso no doutorado e integra uma das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Arqueologia de Saberes, Imagens e Afetos, uma experiência que aflora narrativas, imagens e sentidos no espaço da disciplina Arte e Educação, do Curso de Pedagogia de uma instituição de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro.  A ação pedagógica oportunizada, em questão, foi a apropriação de um objeto prosaico da sociedade de consumo: um marcador de texto que reproduz a imagem gráfica de uma obra da artista plástica e escritora Sonia Lins. Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Fayga Ostrower e Gilles Deleuze iluminam o percurso, possibilitando uma leitura que evidencia uma estética do cotidiano e o encontro com o outro e com o mundo.  As narrativas discentes, que emergem dessa experiência estética e ética, revelam uma diversidade de olhares e capturas simbólicas. No cerne, o exercício de uma humanidade que contesta ações e valores que brutalizam o sujeito nos diversos contextos da vida.

Biografia do Autor

Dilson Miklos Pereira, Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Jornalista, Professor do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGEdu/UniRio), Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores, Currículo e Pedagogias Decoloniais (UniRio) e Mestre em Ciência da Arte (PPGCA-UFF).

Downloads

Publicado

2018-05-14

Como Citar

Pereira, D. M. (2018). FRICÇÕES DE UMA TRAMA PEDAGÓGICA: O CONHECIMENTO SE CONSTRÓI NO ENCONTRO COM O MUNDO. E-Mosaicos, 7(14), 155–169. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.30124

Edição

Seção

ARTIGOS