UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL A PARTIR DA TEMÁTICA CACHAÇA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Gisele Santos Colégio Pedro II/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29569

Palavras-chave:

multiculturalismo, ensino de química, recursos audiovisuais

Resumo

Este artigo destaca a falta de articulação dos conhecimentos científicos à diversidade cultural, principalmente no ensino de ciências naturais. Em vista disso, é proposta uma abordagem de conteúdos científicos da Química através do uso de recursos audiovisuais na temática cachaça, no qual é ressaltado o diálogo de conceitos com a história e a cultura afro-brasileira. A proposta vem de encontro com o cumprimento à lei 10.639/2003 que estabelece obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" ministradas no âmbito de todo o currículo escolar. Embora a proposta se limite a apenas uma possibilidade de abordagem do multiculturalismo em sala de aula, esta oferece uma motivação para que o professor invista em outras aplicações de abordagens temáticas multiculturais no ensino de ciências naturais. Dessa forma, contribuindo para a formação de estudantes que reconheçam, convivam e respeitem a diversidade cultural no Brasil.

Biografia do Autor

Gisele Santos, Colégio Pedro II/ Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Ensino da Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Pós-graduação em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001).

Professora efetiva do Ensino Básico e Tecnológico do Colégio Pedro II.

Experiência na área de Ensino e de Química.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Santos, G. (2017). UMA PERSPECTIVA MULTICULTURAL A PARTIR DA TEMÁTICA CACHAÇA COM O USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. E-Mosaicos, 6(12), 155–161. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.29569

Edição

Seção

ARTIGOS