ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROBLEMATIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO PIBID

Autores

  • Talita da Silva Campelo

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28529

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2017.28529

O artigo decorre de uma pesquisa que investigou os diferenciais da parceria universidade - escola básica para a formação inicial de pedagogos docentes no contexto do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proposto pela CAPES. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de caso sobre o PIBID Pedagogia de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Os dados, construídos e analisados com base em Zeichner e Cochran-Smith e Lytle, sugerem que, especialmente pelo papel desenvolvido pelo professor supervisor da escola parceira, o PIBID potencializa a aprendizagem da docência dos licenciandos bolsistas. Essa aprendizagem se expressa no desenvolvimento de uma postura investigativa.

Downloads

Publicado

2017-04-29

Como Citar

Campelo, T. da S. (2017). ESCOLA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROBLEMATIZAÇÃO E INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO PIBID. E-Mosaicos, 6(11), 12–23. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2017.28529

Edição

Seção

ARTIGOS