ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL A PARTIR DO ENSINO DE BIOQUÍMICA

Autores

  • Thiago José Jesus Rebello
  • André Fillipe de Freitas Fernandes
  • Carolina Habergric Folino
  • Taíze de Jesus Duarte
  • Reynaldo Guedes de Oliveira Fontes
  • Juliene Ribeiro Nascimento
  • Thamyres Cristina Rosa Boa Esperança
  • Débora de Aguiar Lage

DOI:

https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14987

Resumo

DOI: 10.12957/e-mosaicos.2014.14987

O presente trabalho teve como objetivo colocar o discente em papel de protagonismo na produção do saber, da experimentação à divulgação, consolidando a educação nutricional a partir do ensino de bioquímica. A pesquisa teve um caráter qualitativo e foi estabelecida em três etapas: aula dialógica sobre alimentos funcionais e nutracêuticos; aula prática de identificação de compostos orgânicos; pesquisa e produção de folhetos informativos para divulgação científica. Durante as atividades, observamos que muitos alunos desconheciam as propriedades nutricionais básicas dos alimentos indispensáveis em uma dieta saudável e funcional. A aula prática no laboratório provocou grande motivação nos alunos, favorecendo o potencial investigativo, estimulando a observação e o raciocínio. A pesquisa e a produção textual culminaram na produção de folhetos de qualidade, os quais foram divulgados com sucesso. Por fim, concluímos que este estudo contribuiu para ampliar a base de conhecimentos teóricos sobre Educação Nutricional e seus resultados apontam para a importância da contextualização dos conteúdos curriculares na busca de uma aprendizagem significativa.

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Rebello, T. J. J., Fernandes, A. F. de F., Folino, C. H., Duarte, T. de J., Fontes, R. G. de O., Nascimento, J. R., … Lage, D. de A. (2014). ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO NUTRICIONAL A PARTIR DO ENSINO DE BIOQUÍMICA. E-Mosaicos, 3(6), 30–45. https://doi.org/10.12957/e-mosaicos.2014.14987

Edição

Seção

ARTIGOS