- Foco e Escopo
- Políticas de Seção
- Processo de Avaliação pelos Pares
- Periodicidade
- Política de Acesso Livre
- Arquivamento
Foco e Escopo
A e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) é uma publicação online, quadrimestral, que se insere no polo de atuação dos educadores que se preocupam com a ampliação, a difusão e o compartilhamento de ideias e conhecimentos voltados à educação e, em particular, à educação escolar. Nela são apresentadas discussões que englobam a formação para o exercício da cidadania plena na Educação Básica e para a Formação Inicial e Continuada daqueles que se dedicam às práticas docentes em diferentes campos de atuação e conhecimento. A revista se insere nas áreas de Ensino, Educação e Interdisciplinaridade.
Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) que, em consonância com as novas possibilidades tecnológicas e culturais, tece mais uma conexão nessa rede de atores que, com criatividade e rigor, mapeiam metodologias e novas formas de aprender e ensinar.
A e-Mosaicos recebe, em fluxo contínuo, artigos que apresentam resultados ou processos de pesquisas e de práticas pedagógicas, que se ancorem na produção de saberes pelas diferentes áreas de conhecimento. Assim, contribui nos processos de formação continuada de professores e também, nos processos de formação inicial de estudantes de graduação e de pós-graduação, com vistas à formação docente.
Esta revista eletrônica se constitui como espaço para ação e para compartilhamentos outros que reflitam suas intervenções no campo da produção científica considerando os eixos ensino, pesquisa, extensão e formação inicial e continuada de professores. A abordagem multidisciplinar é a nossa marca e se reflete em cada uma de suas seções.
Tem como objetivo, divulgar a produção acadêmico-científica que verse sobre educação, com ênfase nos campos da educação básica escolar e formação de professores e trazer para a cena temas e discussões que reflitam os contextos atuais da educação brasileira; possibilitar a divulgação de pesquisas em andamento e concluídas nos campos multidisciplinares de atuação da revista; viabilizar a divulgação de livros correlatos aos eixos da revista por meio da seção resenha; divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, que contenham fundamentação teórico-metodológica, por meio da seção relatos de experiências; dialogar com temas da atualidade e que atendam o foco de ação da revista, a partir de artigos encomendados a pesquisadores escolhidos pelo Conselho Editorial; realizar entrevistas com pessoas do campo educacional que se destaquem na abordagem a temáticas consideradas relevantes para as reflexões acerca da educação básica e da formação docente.
A revista encontra-se estruturada em seções, a saber: artigos originais (submetidos à avaliação do Conselho Consultivo que é composto por professores doutores oriundos de universidade externas e, também, da UERJ), resenhas, entrevistas, artigos encomendados. De acordo com decisão do Conselho Editorial, poderão ser propostas edições especiais temáticas. A avaliação interna da trajetória da e-Mosaicos é realizada por meio de seu Conselho Editorial.
Políticas de Seção
CRÉDITOS
![]() |
![]() |
![]() |
EDITORIAL
![]() |
![]() |
![]() |
OPINIÃO
Insira aqui a política desta seção
![]() |
![]() |
![]() |
ARTIGOS
![]() |
![]() |
![]() |
DIÁLOGO
![]() |
![]() |
![]() |
RESENHAS
![]() |
![]() |
![]() |
ARTIGOS ENCOMENDADOS
![]() |
![]() |
![]() |
RESENHA
![]() |
![]() |
![]() |
ENTREVISTA
![]() |
![]() |
![]() |
APRESENTAÇÃO
![]() |
![]() |
![]() |
TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO
![]() |
![]() |
![]() |
SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas
![]() |
![]() |
![]() |
ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência
![]() |
![]() |
![]() |
SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA
![]() |
![]() |
![]() |
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Essa seção tem por objetivo divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, que contenham fundamentação teórico-metodológica.
![]() |
![]() |
![]() |
DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE
Edição número 19, com o tema "Ensino Médio: passos e impasses na atualidade", a ser publicada em dezembro de 2019.
![]() |
![]() |
![]() |
DOSSIÊ TEMÁTICO: 20 ANOS DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
![]() |
![]() |
![]() |
Processo de Avaliação pelos Pares
Todos os textos submetidos à revista deverão estar isentos de qualquer forma que possa identificar o(s) autor(es); principalmente, os textos identificados, notas de rodapé com afiliação ou indicação de sua origem, imagens que possam identificá-los, etc.. Recomenda-se, inclusive, que se elimine do texto os metadados referentes ao mesmo.
Todos os trabalhos (artigos e resenhas) enviados à revista e-Mosaicos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas escolhidos pelo Conselho Editorial entre os conselheiros ad hoc, cadastrados na revista e com notório conhecimento sobre a(s) temática(s) do trabalho recebido. No mínimo, um dos pareceristas deverá ser escolhido entre aqueles com afiliação externa à Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
As avaliações são feitas em caráter duplo-cego (double blind peer review), extraindo-se do texto recebido qualquer informação de seu(s) autor(es) ou coautor(es), inclusive os metadados, a fim de garantir a isenção de suas avaliações, as quais fundamentam-se somente no mérito acadêmico.
Na hipótese de ocorrer avaliações divergentes entre os dois primeiros pareceristas, o trabalho será submetido a um terceiro avaliador, seguindo-se o mesmo modelo de avaliação supracitado.
Periodicidade
Quadrimestral
Primeira edição anual: janeiro / abril
Segunda edição anual: maio /agosto
Terceira edição anual: setembro / dezembro
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
A revista e-Mosaicos não cobra taxa ou encargo (APCs) em qualquer fase do processo, desde a submissão até a publicação dos originais a ela submetidos.
Arquivamento
Esta revista encontra-se em tratativas com a Rede Cariniana, objetivando seu ingresso no Sistema LOCKSS e garantir assim a preservação segura e permanente da revista e de todos os trabalhos nela publicados.