Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A e-Mosaicos - Revista Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) é uma publicação online, quadrimestral, que se insere no polo de atuação dos educadores que se preocupam com a ampliação, a difusão e o compartilhamento de ideias e conhecimentos voltados à educação e, em particular, à educação escolar. Nela são apresentadas discussões que englobam a formação para o exercício da cidadania plena na Educação Básica e para a Formação Inicial e Continuada daqueles que se dedicam às práticas docentes em diferentes campos de atuação e conhecimento. A revista se insere nas áreas de Ensino, Educação e Interdisciplinaridade.

Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ) que, em consonância com as novas possibilidades tecnológicas e culturais, tece mais uma conexão nessa rede de atores que, com criatividade e rigor, mapeiam metodologias e novas formas de aprender e ensinar.

A e-Mosaicos recebe, em fluxo contínuo, artigos que apresentam resultados ou processos de pesquisas e de práticas pedagógicas, que se ancorem na produção de saberes pelas diferentes áreas de conhecimento. Assim, contribui nos processos de formação continuada de professores e também, nos processos de formação inicial de estudantes de graduação e de pós-graduação, com vistas à formação docente.

Esta revista eletrônica se constitui como espaço para ação e para compartilhamentos outros que reflitam suas intervenções no campo da produção científica considerando os eixos ensino, pesquisa, extensão e formação inicial e continuada de professores. A abordagem multidisciplinar é a nossa marca e se reflete em cada uma de suas seções.

Tem como objetivo, divulgar a produção acadêmico-científica que verse sobre educação, com ênfase nos campos da educação básica escolar e formação de professores e trazer para a cena temas e discussões que reflitam os contextos atuais da educação brasileira; possibilitar a divulgação de pesquisas em andamento e concluídas nos campos multidisciplinares de atuação da revista; viabilizar a divulgação de livros correlatos aos eixos da revista por meio da seção resenha; divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, que contenham fundamentação teórico-metodológica, por meio da seção relatos de experiências; dialogar com temas da atualidade e que atendam o foco de ação da revista, a partir de artigos encomendados a pesquisadores escolhidos pelo Conselho Editorial; realizar entrevistas com pessoas do campo educacional que se destaquem na abordagem a temáticas consideradas relevantes para as reflexões acerca da educação básica e da formação docente.

A revista encontra-se estruturada em seções, a saber: artigos originais (submetidos à avaliação do Conselho Consultivo que é composto por professores doutores oriundos de universidade externas e, também, da UERJ), resenhas, entrevistas, artigos encomendados. De acordo com decisão do Conselho Editorial, poderão ser propostas edições especiais temáticas. A avaliação interna da trajetória da e-Mosaicos é realizada por meio de seu Conselho Editorial.

 

Políticas de Seção

CRÉDITOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

OPINIÃO

Insira aqui a política desta seção

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DIÁLOGO

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS ENCOMENDADOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

TEMÁTICA: ESCOLA - JUVENTUDES E CONSUMO

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SEÇÃO ESPECIAL - EDUCAÇÃO E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: desafios e propostas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS ENCOMENDADOS - ESCOLA: ocupação e resistência

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SEÇÃO ESPECIAL - VIOLÊNCIA, INDISCIPLINA E BULLYING NA ESCOLA

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

Essa seção tem por objetivo divulgar práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano da escola, que contenham fundamentação teórico-metodológica.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ TEMÁTICO - ENSINO MÉDIO: PASSOS E IMPASSES NA ATUALIDADE

Edição número 19, com o tema "Ensino Médio: passos e impasses na atualidade", a ser publicada em dezembro de 2019.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os textos submetidos à revista deverão estar isentos de qualquer forma que possa identificar o(s) autor(es); principalmente, os textos identificados, notas de rodapé com afiliação ou indicação de sua origem, imagens que possam identificá-los, etc.. Recomenda-se, inclusive, que se elimine do texto os metadados referentes ao mesmo.

Todos os trabalhos (artigos e resenhas) enviados à revista e-Mosaicos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas escolhidos pelo Conselho Editorial entre os conselheiros ad hoc, cadastrados na revista e com notório conhecimento sobre a(s) temática(s) do trabalho recebido. No mínimo, um dos pareceristas deverá ser escolhido entre aqueles com afiliação externa à Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

As avaliações são feitas em caráter duplo-cego (peer-review), extraindo-se do texto recebido qualquer informação de seu(s) autor(es) ou coautor(es), inclusive os metadados, a fim de garantir a isenção de suas avaliações, as quais fundamentam-se somente no mérito acadêmico.

Na hipótese de ocorrer avaliações divergentes entre os dois primeiros pareceristas, o trabalho será submetido a um terceiro avaliador, seguindo-se o mesmo modelo de avaliação supracitado.

 

Periodicidade

Quadrimestral

Primeira edição anual: janeiro / abril

Segunda edição anual: maio /agosto

Terceira edição anual: setembro / dezembro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista e-Mosaicos não cobra taxa ou encargo (APCs) em qualquer fase do processo, desde a submissão até a publicação dos originais a ela submetidos.

 

Arquivamento

Esta revista encontra-se em tratativas com a Rede Cariniana, objetivando seu ingresso no Sistema LOCKSS e garantir assim a preservação segura e permanente da revista e de todos os trabalhos nela publicados.