O PERIÓDICO COMUNISTA-ANÁRQUICO LA VOZ DE LA MUJER E O COMBATE AO TRÁFICO DE MULHERES (BUENOS AIRES, 1896-1897)

Autores

  • Ingrid Souza Ladeira de Souza Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (PPGH/UNIRIO).

Resumo

Este artigo pretende analisar os conteúdos acerca do tráfico e escravização de mulheres presentes no periódico anarquista La Voz de la Mujer. Esse periódico circulou em Buenos Aires, entre os anos de 1896 e 1897, sendo esse o recorte espaço-temporal deste texto. Foi considerado o primeiro periódico anarquista de mulheres para mulheres da América Latina. Os conteúdos sobre o tráfico de mulheres são parte de um compilado de textos destinados a discutir problemas exclusivamente femininos. Para as colaboradoras do periódico, o tráfico de mulheres significava a maior das humilhações a que uma mulher era submetida. Entendiam, também, que existiam múltiplos meios de escravizar as mulheres e que essas práticas precisavam ser combatidas pelos anarquistas de todo mundo.

Biografia do Autor

Ingrid Souza Ladeira de Souza, Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. (PPGH/UNIRIO).

Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO). Bolsista Mestrado Nota 10 pela Fundação de Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro- FAPERJ. Membro do Grupo de Estudos Libertários (GEL-UNIRIO). Graduada em História pela Universidade UNIGRANRIO.  Atua principalmente com os seguintes temas: anarquismo; imprensa libertária; gênero; história das mulheres.

Downloads

Publicado

2019-11-04

Como Citar

Ladeira de Souza, I. S. (2019). O PERIÓDICO COMUNISTA-ANÁRQUICO LA VOZ DE LA MUJER E O COMBATE AO TRÁFICO DE MULHERES (BUENOS AIRES, 1896-1897). Dia-Logos: Revista Discente Da Pós-Graduação Em História, 12(2). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/dia-logos/article/view/36410

Edição

Seção

Artigos Livres