ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA SOBRE TERAPIA NUTRICIONAL PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE

Autores

  • Andreia Araujo Lima Torres Universidade de Brasília
  • Kelb Bousquet-Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9982

Palavras-chave:

Formação de Recursos Humanos, Ensino, Videoaulas, Objetos de aprendizagem, Desenho Instrucional

Resumo

Todos os profissionais da equipe multiprofissional de terapia nutricional necessitam de conhecimentos sobre nutrição enteral e parenteral, sem os quais a atenção às necessidades alimentares especiais de pacientes fica comprometida. No Campus de Ceilândia da Universidade de Brasília, uma única disciplina de nutrição é disponibilizada aos estudantes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Saúde Coletiva e Terapia Ocupacional. A disciplina engloba um conjunto de temas, sendo que o tópico “Terapia Nutricional” é considerado o de maior complexidade, por parte dos estudantes. Visando melhorar a compreensão dos mesmos sobre o assunto, foram criadas, editadas e disponibilizadas, por meio de uma ambiente virtual de aprendizagem (moodle), duas videoaulas que serviram de preparação para as aulas presenciais. Este estudo buscou avaliar o efeito desse material sobre a aprendizagem e a satisfação desses estudantes. Os vídeos foram produzidos considerando-se os princípios da teoria cognitiva. A escala de satisfação foi disponibilizada para os estudantes através do moodle. A aplicação de testes para avaliação da aprendizagem aconteceu de forma presencial. Foi avaliada a relação entre o número de acessos dos estudantes às videoaulas e seu desempenho nas avaliações e na nota final da disciplina, por meio da correlação de Spearman. Verificou-se alto grau de satisfação dos estudantes com o material. Observou-se também que quanto mais vezes os estudantes assistiram às videoaulas, maiores foram as notas nas avaliações. Os vídeos mostraram-se adequados para o ensino do conteúdo proposto. Fazem-se necessários novos estudos para avaliação do custo-benefício desta estratégia em profissionais de saúde atuantes no Sistema Único de Saúde-SUS.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.9982

 

Biografia do Autor

Andreia Araujo Lima Torres, Universidade de Brasília

Nutricionista, mestre em nutrição humana, especialista em nutrição clínica, especialista em nutrição esportiva e funcional, especialista em desenho instrucional, doutoranda do programa Ensino na Saúde (UnB)

Kelb Bousquet-Santos, Universidade de Brasília

Nutricionista, doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental, Professora adjunta da Universidade de Brasília

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Publicado

2014-07-17

Como Citar

Torres, A. A. L., & Bousquet-Santos, K. (2014). ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM À DISTÂNCIA SOBRE TERAPIA NUTRICIONAL PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO NA ÁREA DE SAÚDE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9, 357–367. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9982