SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE E AGENTES MULTIPLICADORES: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Luciana Maria Cerqueira Castro Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição
  • Sheila Rotenberg Universidade Federal Fluminense Faculdade de nutrição; nutricionista-sanitarista aposentada da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro
  • Silvia A. Gugelmin Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva
  • Thais Salema Nogueira de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Escola de Nutrição
  • Luciana A Maldonado Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição
  • Maria Fátima G Menezes Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição
  • Mariângela C Valente Secretaria Municipal de Saúde da PCRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9816

Palavras-chave:

alimentação, nutrição, formação em saúde

Resumo

Os profissionais das áreas da saúde e educação têm papel importante no contexto da promoção da saúde. Este trabalho objetiva compreender suas concepções sobre saúde, promoção da saúde e agentes multiplicadores, uma vez que a maneira como pensam pode direcionar as práticas profissionais. Foram realizados sete grupos focais, sendo quatro com profissionais da educação (28 participantes) e três com profissionais da saúde (27 participantes). Para a análise, buscou-se interpretar e compreender as falas, identificando-se as categorias temáticas. Observou-se que os profissionais de saúde têm o conceito de saúde compreendido como resultante das condições de vida. Os educadores discutem suas dificuldades cotidianas para ter saúde, ressaltando a dupla jornada de trabalho. Em relação à promoção de saúde, os profissionais de saúde destacam seu papel como agentes de transformação. Os profissionais de educação apontam o acesso à informação como possibilidade de melhoria da qualidade de vida. Os resultados apontam para a necessidade de maior aproximação entre os campos, possibilitando um redirecionamento da prática com vistas à realização de ações intersetoriais de promoção de saúde e qualidade de vida. Este é um processo que demanda investimentos institucionais em educação permanente, na organização e na problematização do processo de trabalho.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.9816

 

 

Biografia do Autor

Luciana Maria Cerqueira Castro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição

Professor adjunto IV

Departamento de Nutrição Social

Sheila Rotenberg, Universidade Federal Fluminense Faculdade de nutrição; nutricionista-sanitarista aposentada da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Professora adjunta

Departamento de Nutrição Social

Silvia A. Gugelmin, Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva

Professor Adjunto I

Departamento de Saúde Coletiva

 

Thais Salema Nogueira de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) Escola de Nutrição

Professora adjunta

Departamento de Nutrição em Saúde Pública

Luciana A Maldonado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição

Professora  Assistente

Departamento de Nutrição Social

 

Maria Fátima G Menezes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Nutrição

Professora  Assistente

Departamento de Nutrição Social

Mariângela C Valente, Secretaria Municipal de Saúde da PCRJ

Nutricionista

Gerente da Estratégia de Saúde da Familia

Centro Municipal de Saude

Dr Flávio do Couto Vieira/ PCRJ

 

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política nacional de promoção da saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. 60 p. – (Série B. Textos Básicos de Saúde)

Queiroz, MV, Jorge, MS. Estratégias de Educação em Saúde e a qualidade do cuidar e ensinar em Pediatria: a interação, o vínculo e a confiança no discurso dos profissionais. Interface - Comunic., Saúde, Educ. 2006; 19 (10): 117-30.

Buss, PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & Saúde Coletiva. 2000; 5(1): 163-177.

Castro, IRR, Souza, TSN. Formação de Multiplicadores para a promoção da Alimentação Saudável: Projeto Culinária, Saúde e Prazer. in Diez- Garcia RW, Cervato - Mancuso AM. Mudanças alimentares e educação Nutricional, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan. 2011, 231-244.

Coelho MT, Almeida Filho, N. Conceitos de saúde em discursos contemporâneos de referência científica. História, Ciências, Saúde. 2002; 9 (2):315-33.

Canguillhem G. O normal e o patológico. Rio de Janeiro: Forense Universitária; 2002.

Brito J, Athayde M. Trabalho, educação e saúde: o ponto de vista enigmático da atividade. Rev. Trabalho, Educação e Saúde. Ed. FIOCRUZ. 2003; 1(2): 63-89.

Carlini-Cotrim, B. Potencialidades da técnica qualitativa grupo focal em investigações sobre abuso de substâncias. Rev. Saúde Pública. 1996; 3 (30): 285-293.

Victora, CG, Knauth DR, Hassen MNA. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000.

Minayo, MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 12ª ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

- BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa. Edições 70, 1979.

GOMES, R, Souza ER, Minayo MCS, Malaquias JV, Silva CFR. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, M,C.S. (Org.). Avaliação por Triangulação de métodos – Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2005.

-MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12ª ed .São Paulo: HUCITEC, 2010.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE, 8º Relatório final. In: A Saúde em Estado de Choque (Minayo, M. C. S., org.) Rio de Janeiro: Editora Espaço e Tempo/FASE, 1986, 117-128.

Victora CG, Barreto ML, Leal, MC, Monteiro CA, Schmidt MI, Paim J, Bastos FI, et al. Condições de saúde e inovações nas políticas de saúde no Brasil: o caminho a percorrer.

Organização Mundial de Saúde (OMS). Relatório mundial sobre violência e saúde. Brasília: OMS/OPAS, 2002

IBGE, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: um panorama da saúde no Brasil, acesso e utilização dos serviços, condições de saúde e fatores de risco e proteção à saúde, 2008.

Trajano, ARC. Impactos da violência urbana no trabalho em saúde: construindo uma cultura de paz e humanização do trabalho no campo da saúde pública. Disponível in: http://www.ces.uc.pt/e-cadernos/media/documentos/ecadernos2/ana%20rita%20castro%20trajano.pdf, acessado em 31/01/2013.

Chor, D. Saúde Pública e mudanças de comportamento: uma questão contemporânea. Cadernos de Saúde Pública. 1999; 15 (2): 423-425.

Mendonça, CP, ANJOS, LA. Aspectos das Práticas Alimentares e da Atividade Física como Determinantes do Crescimento do Sobrepeso/Obesidade no Brasil, Cadernos de Saúde Pública, 2004, 20 (3): 698-709.

Nogueira, RP. Para uma análise existencial da saúde. Interface - Comunic., Saúde, Educ. 2006; 10 (20): 333-45.

Bucher-Marluschke, JSNF. Como passar da teoria á experiência ou da experiência à teoria: uma lição aprendida. In: REIS, A; PAZ, A. (Org.). Caderno de educação popular e saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2007, p. 87-90. (Serie B. Textos Básicos de Saúde)

Vaitsman, J. Hierarquia de gênero e iniqüidade em Saúde. Physis - Revista de Saúde Coletiva. 1994; 4 (1): 7-22.

Rodrigues, M. C. Vivências da maternidade tardia, cotidiano e qualidade de vida: a perceptiva feminina. [Dissertação]. Universidade Federal de Viçosa, 2008.

Neves, MA, Pedrosa, CM. Gênero, Flexibilidade e precarização: o trabalho a domicilio na indústria de confecções. Sociedade e Estado, Brasília. 2007; 22 (1): 11-34.

Gehlen, VRF; Raimundo, VJ; Vasconcelos, RC; Alencar, MMCM. O trabalho precário e a saúde precarizada da mulher: uma abordagem sobre as condições das trabalhadoras nas unidades domésticas de produção de confecções de vestuário e acessórios em Toritama - PE. Rede de Estudos do Trabalho. 2011; (9): 52-76.

Pinheiro, R, Guizardi, FL. Quando a Dádiva se Transforma em Saúde: algumas reflexões sobre a integralidade e o cuidado nas relações entre sociedade e Estado. In: Pinheiro, R, Mattos, RA. (Org). Cuidado: as fronteiras da integralidade. Rio de Janeiro: Hucitec: ABRASCO, 2004.

Pires, MRGM.. Politicidade do cuidado como referência emancipatória para a gestão de políticas de saúde: conhecer para cuidar melhor, cuidar para confrontar, cuidar para emancipar [Tese]. Departamento de Serviço Social: Universidade de Brasília, 2004.

Smeke, ELM, Oliveira NLS. Educação em saúde e concepções de sujeito. In: Vasconcelos EM, organizador. A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede popular e saúde. São Paulo: Editora Hucitec; 2001.

Vasconcelos EM, (org). A saúde nas palavras e nos gestos: reflexões da rede popular e saúde. São Paulo: Editora Hucitec; 2001.

Gazzinelli, MF, Gazzinelli, A, Reis, DC, Penna, CMM. Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 21(1):200-206, jan-fev, 2005

Stotz, E. Enfoques sobre educação popular e saúde. Ministério da Saúde. Caderno de educação popular. Brasília, 2007, p46-57.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parametros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 126 p, Vol 9.

Maldonado LA, Castro IRR, Azevedo AMF, Lima EFP, Souza LP, Freire MC, ET al. Avaliação do projeto “com gosto de saúde”: uma iniciativa de promoção da saúde por meio da educação nutricional em escolas. Saúde em Foco - Informe Epidemiológico em Saúde Coletiva, 23:105-117, 2002.

Vasconcelos, EM. Educação popular nos Serviços de Saúde. São Paulo: HUCITEC. 1999.

Souza, TSN, Fonseca, ABC. Educação em saúde e alimentação na escola: saberes e práticas de profissionais de saúde e de educação. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, 2013 (no prelo).

Silva, JP; Rotenberg, S; Vianna EC. Concepção de educação em saúde na ótica dos profissionais de saúde que atuam em grupos educativos. Cadernos Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 12 (2): 119 - 136, 2004

Westphal, MF. O Movimento Cidades/Municípios Saudáveis: um compromisso com a qualidade de vida. Ciênc. saúde coletiva, 2000, 1 (5):39-51

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de

Atenção Básica. Saúde na escola. Brasília, 2009a.96p. (Série B. Textos Básicos de

Saúde) (Cadernos de Atenção Básica ; n. 24)

Publicado

2014-10-13

Como Citar

Cerqueira Castro, L. M., Rotenberg, S., Gugelmin, S. A., Souza, T. S. N. de, Maldonado, L. A., Menezes, M. F. G., & Valente, M. C. (2014). SAÚDE, PROMOÇÃO DA SAÚDE E AGENTES MULTIPLICADORES: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(2), 467–481. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9816

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE