ALTERAÇÕES NA IDENTIDADE SOCIAL DO OBESO: DO ESTIGMA AO FAT PRIDE

Autores

  • Alden dos Santos Neves Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA Doutorando do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição de Universidade do Estado do Rio de Janeiro(PPGANS/INU/UERJ)
  • André Luís de Oliveira Mendonça Professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(IMS/UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9461

Palavras-chave:

Obesidade, transição nutricional, estigma social, medicalização

Resumo

O fenômeno da transição nutricional trouxe como principal consequência uma alta prevalência de sobrepeso / obesidade na população mundial. Além dos reflexos para a saúde, a obesidade traz alterações sociais importantes aos portadores desta condição. A despeito do crescimento epidêmico da obesidade, pode-se perceber o surgimento de uma sociedade lipofóbica, que transforma os obesos em portadores de um estigma, pela associação da obesidade com uma série de valores morais negativos. O surgimento do movimento fat pride caracteriza uma reação do obeso ao estigma da obesidade, e a medicalização da obesidade aponta para a cirurgia bariátrica como tecnologia médica capaz de transformar a condição do indivíduo obeso. O presente artigo justifica-se pela necessidade de compreender as transformações na identidade social do obeso a partir de estudos de autores que abordam o problema da obesidade sob o referencial da Saúde Coletiva, tendo como objetivo geral compreender as transformações da identidade social do obeso, e como objetivos específicos: analisar a obesidade enquanto um estigma social e descrever brevemente a medicalização da obesidade e os fenômenos envolvidos no surgimento do fat pride. O surgimento deste movimento no Brasil difere do movimento original americano, embasando-se no apelo midiático e tendendo a criar um movimento comercial.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2014.9461

 

 

Biografia do Autor

Alden dos Santos Neves, Docente do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA Doutorando do Programa de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde do Instituto de Nutrição de Universidade do Estado do Rio de Janeiro(PPGANS/INU/UERJ)

É graduado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), especialista em Gerontologia Aplicada pelo Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA(2002), Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio-Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda-UniFOA(2010),e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Alimentação,Nutrição e Saúde(INU/UERJ). Atualmente é coordenador do Curso de Nutrição do Centro Universitário de Volta Redonda. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Dietética, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, avaliação antropométrica, intervenção nutricional, educação nutricional e segurança alimentar e nutricional.Ocupa uma vaga no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio de Janeiro, como pesquisador, para o biênio 2010-2012.

André Luís de Oliveira Mendonça, Professor do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(IMS/UERJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2013). Professor-Adjunto do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2014-08-09

Como Citar

Neves, A. dos S., & Mendonça, A. L. de O. (2014). ALTERAÇÕES NA IDENTIDADE SOCIAL DO OBESO: DO ESTIGMA AO FAT PRIDE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(3), 619–631. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.9461

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE