PERFIL ANTROPOMÉTRICO, CARDIORRESPIRATÓRIO E BIOQUÍMICO DE ADOLESCENTES ESTUDANTES DE UM INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Carlise Felki Prevedello Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
  • Valeriano Antônio Corbellini Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Miriam Beatris Reckziegel Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Renato Xavier Coutinho Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul
  • Nelci José Donadel Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.
  • Hildegard Hedwig Pohl Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2015.8825

Palavras-chave:

Adolescente, Estudante, Perfil de saúde.

Resumo

O estudo teve por objetivo traçar o perfil antropométrico, cardiorrespiratório e bioquímico de adolescentes estudantes de um instituto federal do Rio Grande do Sul. Participaram 63 alunos do primeiro ano do ensino médio integrado, sendo avaliados o índice de massa corpórea, a circunferência da cintura, o percentual de gordura, o consumo máximo de oxigênio, glicose, colesterol total e triglicerídeos. Observaram-se diferenças significativas entre os sexos no percentual de gordura e consumo máximo de oxigênio. Também se verificou importante porcentagem da população com excesso de peso, excesso de gordura e valores de colesterol total acima do recomendado para essa faixa etária. Assim, evidenciou-se a importância de que medidas de prevenção do aumento ou manutenção de peso considerado saudável sejam implantadas nessa população, como instrumentos para promover a saúde e qualidade de vida desses alunos.

DOI: http://dx.doi.org/10.12957/demetra.2015.8825

 

Biografia do Autor

Carlise Felki Prevedello, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Nutricionista, Mestre em Promoção da Saúde-UNISC. Chefe de Seção de Alimentação em Nutrição do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Valeriano Antônio Corbellini, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Miriam Beatris Reckziegel, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda do Doctorado en Salud y Deporte da Universidad de Cádiz/España. Professora do Curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Renato Xavier Coutinho, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul

Graduado em Educação Física, Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Nelci José Donadel, Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Instituto Federal Farroupilha, Campus São Vicente do Sul.

Hildegard Hedwig Pohl, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Professora do Mestrado em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul.

Publicado

2015-03-10

Como Citar

Prevedello, C. F., Corbellini, V. A., Reckziegel, M. B., Coutinho, R. X., Donadel, N. J., & Pohl, H. H. (2015). PERFIL ANTROPOMÉTRICO, CARDIORRESPIRATÓRIO E BIOQUÍMICO DE ADOLESCENTES ESTUDANTES DE UM INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 10(1), 203–214. https://doi.org/10.12957/demetra.2015.8825

Edição

Seção

ARTIGOS DE TEMA LIVRE