CONTROLE DAS TEMPERATURAS DE ARMAZENAMENTO E DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS EM RESTAURANTES COMERCIAIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO

Autores

  • Marlene Azevedo Magalhães Monteiro Docente do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rita de Cássia Ribeiro Docente do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Bárbara Dora Alves Fernandes Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Júlia Ferreira de Rosa Sousa Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucília Moreira Santos Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2014.6800

Palavras-chave:

controle de qualidade, temperatura, unidades produtoras de refeições.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar as temperaturas de armazenamento e de distribuição de alimentos em restaurantes comerciais localizados numa instituição pública de ensino localizada município de Belo Horizonte-MG, e verificar sua conformidade em relação à legislação vigente. Utilizou-se um termômetro digital infravermelho; a coleta de dados foi realizada em seis restaurantes para a etapa de armazenamento (resfriados e congelados) e em 11 para a etapa de distribuição de preparações quentes e frias. Nesta, as aferições das temperaturas foram realizadas imediatamente após o término do seu preparo e a cada 30 minutos por um período total de 90 minutos (quatro aferições/dia), em três dias não consecutivos. Dos seis restaurantes avaliados para armazenamento de alimentos congelados e resfriados, quatro e cinco apresentaram temperatura adequada, respectivamente. Em relação à distribuição, apenas um apresentou temperatura adequada para as preparações quentes; em todos se encontrou inadequação para as preparações frias. Concluiu-se que o monitoramento da temperatura durante a distribuição dos alimentos é fator essencial para a qualidade das refeições e é urgente a implantação de mecanismos de controle, a fim de minimizar os riscos de contaminação.

DOI 10.12957/demetra.2014.6800

 

Biografia do Autor

Marlene Azevedo Magalhães Monteiro, Docente do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista, Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais.

Rita de Cássia Ribeiro, Docente do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Nutricionista, Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa, docente do curso de Nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais.

Bárbara Dora Alves Fernandes, Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais.

Júlia Ferreira de Rosa Sousa, Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucília Moreira Santos, Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduanda do Curso de Nutrição, Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

Associação Brasileira de Refeições Coletivas – ABERC. História e mercado. São Paulo: ABERC; 2013. [acesso 04 jun. 2013]. Disponível em:

Salay E. Consumo alimentar fora do domicílio: implicações para pesquisas em segurança alimentar e nutricional. Com Ciência [Internet]. 2005. [acesso em 05 nov. 2009]. Disponível em: http://www.comciencia.br/reportagens/2005/09/14.shtml

Baltazar C, Shimozako HJ, Amaku M, Pinheiro SR, Perondi AMT. Avaliação higiênico-sanitária de estabelecimentos da rede Fast Food no Município de São Paulo. Hig Aliment. 2006; 20(142):46-51.

Matos CH de, Proença RPC. Condições de trabalho e estado nutricional de operadores do setor de alimentação coletiva: um estudo de caso. Rev Nutr. 2003; 16(4):493-502.

Nascimento Neto F do. Roteiro para elaboração de manual de boas práticas de fabricação (BPF) em restaurantes. 2ed. São Paulo: Editora Senac-SP; 2005.

Proença RPC, Sousa AA, Veiros MB, Hering B. Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições. Florianópolis: Editora da UFSC; 2005.

Chaves JBP, Assis FCC, Pinto NBM, Seixas PS. Boas práticas de fabricação (BPF) para restaurantes, lanchonetes e outros serviços de alimentação. Viçosa, MG: Ed. UFV; 2006.

Silva Junior EA. Manual de controle higiênico: sanitário em serviços de alimentos. 6ª ed. São Paulo: Varela; 2002.

Marinho CB, Souza CS, Ramos SA. Avaliação do binômio tempo-temperatura de refeições transportadas. e-scientia. 2009; 2(1):1-11.

Associação Brasileira de Refeições Coletivas. Manual ABERC de práticas de elaboração e serviço de refeições para coletividades. 9ª ed. São Paulo: ABERC; 2009.

Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n. 216, 15 set. 2004. Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Diário Oficial da União. 16 set. 2004.

São Paulo. Centro de Vigilância Sanitária. Secretaria de Estado da Saúde. Portaria CVS-5/13, de 09/04/2013. Regulamento Técnico de Boas Práticas para Estabelecimentos Comerciais de Alimentos e para Serviços de Alimentação, e o Roteiro de Inspeção. [acesso 30 jan 2013]. Disponível em: <http://www.cvs.saude.sp.gov.br/up/PORTARIA%20CVS-5_090413.pdf>

Alves M, Mesquita MO. Monitoramento da temperatura de preparações frias de uma Unidade de Alimentação e Nutrição Comercial da Cidade de Santa Maria-RS. In: Promovendo Saúde na Contemporaneidade: desafios de pesquisa, ensino e extensão; 08-11 jun. 2010; Santa Maria, Brasil.

Ricardo FO, Moraes MP, Carvalho ACMS. Controle de tempo e temperatura na produção de refeições de restaurantes comerciais na cidade de Goiânia-GO. Demetra. 2012; 7(2):85-96.

Frantz CB, Bender B, Oliveira ABA, Tondo EC. Avaliação de registros de processos de quinze unidades de alimentação e nutrição. Alim. Nutr. 2008; 19(2):167-175.

Barbieri RR, Esteves AC, Matoso R. Monitoramento da temperatura de preparações quentes e frias em uma unidade de alimentação e nutrição. Hig. Alim. 2011; 25(194-195):40-45.

Chesca AC, Caetano AM, Leite APC, Polveiro AM, Terra AD, Lyra FS, Zaidan MCC, Okura MH. Avaliação das temperaturas de pistas frias e quentes em restaurantes da cidade de Uberaba, MG. Hig Aliment. 2001; 15(87):38-43.

Soares ADN, Monteiro MAM, Schaefer MA. Avaliação do binômio tempo e temperatura em preparações quentes de um Restaurante Universitário. Hig Aliment. 2009; 23(174/175):36-41.

Publicado

2014-05-03

Como Citar

Monteiro, M. A. M., Ribeiro, R. de C., Fernandes, B. D. A., Sousa, J. F. de R., & Santos, L. M. (2014). CONTROLE DAS TEMPERATURAS DE ARMAZENAMENTO E DE DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS EM RESTAURANTES COMERCIAIS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 9(1), 99–106. https://doi.org/10.12957/demetra.2014.6800

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS