INSEGURANÇA ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS EM BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS DE COMBATE À FOME NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ, BRASIL

Autores

  • Aline Gaudard e Silva Curso de Nutrição. Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Departamento de Epidemiologia. Instituto de Medicina Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Cintia Chaves Curioni Curso de Nutrição. Faculdade Arthur Sá Earp Neto. Departamento de Nutrição Social. Instituto de Nutrição. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6654

Resumo

A produção de alimentos no Brasil é suficiente para toda sua população. No entanto, milhões de brasileiros continuam sofrendo por fome. Foram lançados pelo governo programas inovadores para combater esse quadro. Este estudo seccional teve como objetivo investigar a prevalência de insegurança alimentar (IA) entre os beneficiários de dois programas locais de combate à fome: abastecimento de alimentos (CCFF) e restaurante popular (RP), bem como estabelecer a associação entre IA e alguns marcadores de desigualdade social. No município de Petrópolis-RJ, 195 famílias beneficiárias desses programas foram avaliadas quanto à situação de IA através da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA). Variáveis socioeconômicas e demográficas também foram avaliadas. A prevalência de IA foi de 42,9% nas famílias beneficiárias do RP e 72,2% nas famílias do CCFF. O número de moradores no domicílio, presença de moradores menores de 20 anos de idade, presença de moradores menores de 6 anos, classe socioeconômica, renda familiar mensal per capita, cor/raça do chefe da família, posse, tipo de construção e número de cômodos do domicílio foram significativamente associados com IA (p <0,05). Garantir a segurança alimentar exige ações coordenadas e articuladas entre as políticas estruturais e as emergenciais, não sendo tarefa fácil, especialmente no Brasil, historicamente marcado pela desigualdade social. Os resultados aqui apresentados são fundamentais para identificar as famílias mais vulneráveis a serem priorizadas. O primeiro passo foi dado, mas ainda há muito a ser feito. Ferramentas simples, como a EBIA, podem ser utilizadas para monitorar e combater a desigualdade.

DOI 10.12957/demetra.2013.6654

 

Publicado

2013-10-28

Como Citar

Silva, A. G. e, & Curioni, C. C. (2013). INSEGURANÇA ALIMENTAR E FATORES ASSOCIADOS EM BENEFICIÁRIOS DE PROGRAMAS SOCIAIS DE COMBATE À FOME NO MUNICÍPIO DE PETRÓPOLIS-RJ, BRASIL. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 8(3), 439–452. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.6654

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS