Trajetória, avanços e perspectivas da pós-graduação no Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61187

Palavras-chave:

Programas de Pós-Graduação em Saúde. Ciências Nutricionais. Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Resumo

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi criado em 1946 como instituição de ensino e pesquisa na área de Nutrição. Este trabalho, submetido na categoria “Perspectivas”, descreve a trajetória do ensino de Pós-Graduação (PG) no INJC, no ano do jubileu dos 75 anos do INJC. Para elaborar este relato, foram consultados artigos, livros, documentos, relatórios, atas e anotações do INJC e da UFRJ. O ensino de PG no INJC teve início no final da década de 1970, com a oferta de dois cursos de especialização. Em 1985, foi implantado o mestrado em Nutrição Humana. Atualmente, o INJC é a única instituição da área de Nutrição no Brasil que abriga um programa acadêmico de mestrado e doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição, e um programa de mestrado profissional, o Programa de Pós-Graduação em Nutrição Clínica. A instituição oferece, ainda, seis cursos de especialização e integra quatro programas de residência multiprofissional da UFRJ. Indicadores favoráveis consistentes expressam o sucesso do esforço coordenado de docentes e discentes dos Programas de PG em iniciativas que privilegiam a obtenção de financiamento, o desenvolvimento de projetos interdisciplinares intra e interinstitucionais e o incentivo à produção acadêmica de qualidade. A pós-graduação no INJC articula-se com o ensino de graduação e com a extensão, contribuindo para a formação qualificada de recursos humanos no campo da Alimentação e Nutrição. Aos 75 anos, o INJC, por meio do ensino de PG, reitera o papel social e acadêmico da universidade pública brasileira.

Biografia do Autor

Rosângela Alves Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Nutrição Josué de Castro. Departamento de Nutrição Social e Aplicada.

Doutorado em Ciências - Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ. Professora Associada. Departamento de Nutrição Social e Aplicada, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mariana Costa Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição Básica e Experimental.

Doutorado em Ciência de Alimentos - UFRJ. Departamento de Nutrição Básica e Experimental.  Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Eliane Lopes Rosado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética.

Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos- Universidade Federal de Viçosa. Departamento de Nutrição e Dietética.  Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Tatiana El-Bacha Porto, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética.

Doutorado em Ciências – Química Biológica -UFRJ. Departamento de Nutrição e Dietética.  Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ana Luisa Kremer Faller, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética.

Doutorado em Ciências Nutricionais - UFRJ. Departamento de Nutrição e Dietética.  Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Patrícia de Carvalho Padilha, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética.

Doutorado em Ciências Nutricionais - UFRJ. Departamento de Nutrição e Dietética.  Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Elizabeth Accioly, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Nutrição Josué de Castro, Departamento de Nutrição e Dietética.

Doutorado em Ciências - Universidade Federal de São Paulo. Departamento de Nutrição e Dietética.  Instituto de Nutrição Josué de Castro. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

Brasil. Decreto-Lei Nº 8.684, de 16 de Janeiro de 1946. Autoriza a Universidade do Brasil a incorporar o Instituto de Tecnologia Alimentar. Diário Oficial da União, 1946 Jan 17. Seção 1: 765.

Associação Brasileira de Nutrição (ABN). Histórico do nutricionista no Brasil, 1939-1989: coletânea de depoimentos e documentos. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 1991, 442 p.

Kac G, Proença RPC, Prado SD. A criação da área "nutrição" na Capes. Rev Nutr. 2011; 24 (6): 905-916. DOI: 10.1590/S1415-52732011000600011.

Aragão DSS, Souza AMC, Silva SA, Jucá SCS. Cenário político e contribuições da mídia no processo de desvalorização da Ciência no Brasil. RSD [Internet]. 2020 [citado 2021 Jul 11]; 9(9):e371997138. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/7138. DOI: 10.33448/rsd-v9i9.7138

Assunção Y. O Cenário da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil. 2020 Mai 8 [citado 2021 Jul 11]. In: Observatório da Comunicação Pública da Ciência [Internet]. Belo Horizonte: Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Disponível em: https://pensaraeducacao.com.br/observatorio/2020/05/08/o-cenario-da-ciencia-tecnologia-e-inovacao-no-brasil/. Acessado em 07.07.2021.

Publicado

2021-09-12

Como Citar

Pereira, R. A., Monteiro, M. C., Rosado, E. L., Porto, T. E.-B., Faller, A. L. K., Padilha, P. de C., & Accioly, E. (2021). Trajetória, avanços e perspectivas da pós-graduação no Instituto de Nutrição Josué de Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 16, e61187. https://doi.org/10.12957/demetra.2021.61187

Edição

Seção

Perspectivas