ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE INTERNAÇÃO E A EVOLUÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INTERNADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Emilia Afonso de Magalhães
  • Marcela A. L. P. Martins
  • Claudia C. Rodrigues
  • Annie S. B. Moreira

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2013.5573

Resumo

Objetivo: Avaliar o estado nutricional das crianças hospitalizadas e identificar os fatores de risco associados com o tempo de internação hospitalar.

Métodos: Estudo longitudinal, realizado com todas as crianças de 0 a 10 anos (n=200), internadas em um hospital universitário, entre fevereiro e dezembro de 2011. Foram coletados dados de identificação, doença, presença de anemia e tempo de internação. Para avaliação do estado nutricional, utilizou-se o escore z para os indicadores de P/I, E/I, P/E e IMC/I. Utilizou-se o programa SPSS versão 17 para análise dos dados, considerando significante p<0,05.

Resultados: Do total de crianças acompanhadas, 56% eram do sexo masculino e a média da idade foi de 53,28±47,65 meses. Verificou-se que as principais condições associadas ao maior tempo de internação foram à faixa etária dos lactentes, o diagnóstico de doença hematológica, o baixo peso e a presença de anemia na internação. A manutenção do peso durante a hospitalização foi um fator associado ao menor tempo de internação.

Conclusões: Neste estudo, verificamos que o baixo peso na internação, a presença de anemia e a faixa etária do lactente foram os fatores determinantes de um maior tempo de internação. Assim, o acompanhamento do estado nutricional das crianças hospitalizadas foi fundamental para o maior entendimento em relação aos fatores associados ao maior tempo de hospitalização, possibilitando melhor abordagem para a manutenção e/ou recuperação do estado nutricional.


Biografia do Autor

Emilia Afonso de Magalhães

Pós-graduada em Nutrição e Pediatria Universidade Gama Filho.

 

Marcela A. L. P. Martins

Nutricionista do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Claudia C. Rodrigues

Professora adjunta de nutrição; Departamento de Nutrição Aplicada, Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Annie S. B. Moreira

Professora adjunta de nutrição; Departamento de Nutrição  Aplicada, Instituto de Nutrição, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-06-17

Como Citar

Magalhães, E. A. de, Martins, M. A. L. P., Rodrigues, C. C., & Moreira, A. S. B. (2013). ASSOCIAÇÃO ENTRE O TEMPO DE INTERNAÇÃO E A EVOLUÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INTERNADAS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 8(2), 103–114. https://doi.org/10.12957/demetra.2013.5573

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS