Percepção dos nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar sobre educação alimentar e nutricional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2021.51296

Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional. Alimentação Escolar. Políticas Públicas de Saúde. Nutrição em Saúde Pública. Segurança Alimentar e Nutricional.

Resumo

Introdução: Os fatores que determinam o comportamento e as práticas de alimentação são múltiplos e complexos. No âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a abordagem a este tema deve ser realizada de forma multidisciplinar e intersetorial, tendo como estratégia a educação alimentar e nutricional (EAN). O nutricionista está inserido nesse contexto como o responsável técnico, ou quadro técnico do programa, sendo assim um importante componente entre os atores responsáveis pelo desenvolvimento das ações de EAN no ambiente escolar. Objetivo: Conhecer a percepção do nutricionista atuante no PNAE quanto às atividades de educação alimentar e nutricional, o impacto da formação nas práticas e identificar as facilidades e barreiras existentes nesse contexto. Métodos: Realizou-se pesquisa de natureza qualitativa com entrevistas e gravação das falas para posterior análise do conteúdo. Analisou-se o confronto de ideias por convergências, divergências e complementaridades. Resultados e Conclusão: Percebeu-se que, apesar do recente fortalecimento da EAN, ainda existe uma lacuna entre o proposto pela legislação e a prática empreendida pelos profissionais. As principais deficiências descritas por estes foram: ausência de base teórico-metodológica consistente que oriente as práticas de EAN, quadro técnico insuficiente e dificuldade de integralização das diferentes áreas, o que gera descontinuidade no processo de aprendizagem e ineficiência das ações. Estratégias como cursos periódicos, capacitação para melhor planejar e envolver equipes, assim como melhoria das condições de trabalho e quantitativo de profissionais em toda dimensão do PNAE, são indispensáveis para a execução plena do programa.

 

Biografia do Autor

Vivian Carla Honorato dos Santos de Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Departamento de Nutrição. Área de Epidemiologia, Nutrição e Saúde Coletiva e Educação Alimentar e Nutricional.

Publicado

2021-03-16

Como Citar

dos Santos, P. S. O., & de Carvalho, V. C. H. dos S. (2021). Percepção dos nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar sobre educação alimentar e nutricional. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 16, e51296. https://doi.org/10.12957/demetra.2021.51296

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva