Relato de Experiência: percurso e desafios para adesão municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Autores

  • Daniele Marano FIOCRUZ
  • Caroline Maria da Costa Morgado Prefeitura Municipal de Duque de Caxias
  • Amanda da Silva Franco Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Solicito que o endereço de correspondência da autora Amanda Franco seja atualizado: franco.amandarj@gmail.com - 26/01/2021
  • Izabel Cristina Oliveira da Silva Joia Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2021.50901

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional. Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Intersetorialidade.

Resumo

Introdução: O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional possibilita a gestão intersetorial e participativa, e a articulação entre os entes federados para a implementação das políticas promotoras de Segurança Alimentar e Nutricional. Objetivos: Relatar a experiência municipal de Duque de Caxias-RJ para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e as principais perspectivas e desafios após essa conquista. Métodos e Resultados: No percurso para adesão ao sistema, os técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável realizaram ações para efetivação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional desde 2009, quando foi realizado o primeiro encontro com gestores municipais para mapear as ações, até 2015, quando foram publicadas a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e a Lei do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Duque de Caxias revisadas. Além disso, foi realizado um encontro com secretários municipais visando criar a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, instância responsável pela elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. Após árduo trabalho, Duque de Caxias formalizou a criação da Câmara e instituiu os membros de dez secretarias afetas ao tema. Em 2016, após esse longo percurso, o município obteve a adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional de forma pioneira no Estado do Rio de Janeiro. Alcançada essa etapa, as principais expectativas foram o fomento à participação social, o fortalecimento da intersetorialidade juntamente com debate sobre a alocação de recursos municipais, e o acesso aos recursos federais. Conclusão: O cenário nacional mudou o que se refletiu nos demais entes federados. Mesmo diante de tantos desafios, ter (e manter) todas as instâncias que compõem o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em nível municipal é de extrema importância para a efetivação do Direito Humano à Alimentação Adequada.

Biografia do Autor

Daniele Marano, FIOCRUZ

Nutricionista, Doutora em Epidemiologia em Saúde Pública

Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Governo/ Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Caroline Maria da Costa Morgado, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Nutricionista, Mestre em Saúde Coletiva.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Nutrição, Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Secretaria de Estado de Saúde/ SGAIS/ Superintendência de Atenção Primária à Saúde/ Área Técnica de Alimentação e Nutrição, RJ, Brasil.

Amanda da Silva Franco, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Solicito que o endereço de correspondência da autora Amanda Franco seja atualizado: franco.amandarj@gmail.com - 26/01/2021

Nutricionista, Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde.

Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Saúde/ Departamento de Vigilância em Saúde, Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Izabel Cristina Oliveira da Silva Joia, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias

Nutricionista, Doutora em Alimentação Nutrição e Saúde, Mestre em Saúde Coletiva, Professora/Assessora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do município de Duque de Caxias, RJ, Brasil.

Publicado

2021-03-16

Como Citar

Marano, D., Morgado, C. M. da C., Franco, A. da S., & Joia, I. C. O. da S. (2021). Relato de Experiência: percurso e desafios para adesão municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 16, e50901. https://doi.org/10.12957/demetra.2021.50901

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva