Ganho de peso na gestação, segundo estado nutricional prévio e idade de puérperas atendidas na maternidade de um hospital público de Macaé, Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.48380

Palavras-chave:

Ganho de Peso Gestacional. Estado Nutricional. Obesidade Materna.

Resumo

Introdução: A gestação é uma etapa fisiológica que requer acompanhamento de saúde adequado, com vistas ao desfecho positivo para mãe e bebê. Dentre outros cuidados previstos no acompanhamento pré-natal, o ganho de peso é parâmetro a ser monitorado sistematicamente, diante de sua relevância para a saúde materno-infantil e da relação entre ganho de peso inadequado e intercorrências na saúde. Objetivo: Descrever o perfil de ganho de peso gestacional de puérperas assistidas em uma maternidade pública, segundo estado nutricional prévio e idade materna. Método: Estudo epidemiológico transversal descritivo, de base primária (prontuário hospitalar) e secundária (entrevista), realizado em 2014, com amostra de 113 mulheres de 20 a 40 anos com até 48h pós-parto. O estado nutricional pré-gestacional foi avaliado por meio do Índice de Massa Corporal (IMC) e a avaliação da adequação do ganho de peso gestacional considerou as recomendações do Institute Of Medicine (IOM). Resultado: 73,5% tinham idade entre 20-29 anos; 69,9% realizaram seis ou mais consultas de pré-natal e 42,2% tinham excesso de peso (sobrepeso ou obesidade) prévio à gestação. O estado nutricional pré-gestacional, segundo idade, revelou que 35,5%(n=79) daquelas entre 20-29 anos e 60%(n=30) das entre 30-40 anos apresentavam excesso de peso prévio. Houve associação significativa (p<0,01) entre as variáveis “ganho de peso gestacional” e “estado nutricional prévio”. Dentre as que tiveram ganho de peso excessivo, 73,1% tinham excesso de peso prévio. Conclusão: Parte expressiva das puérperas já possuía excesso de peso e teve ganho ponderal excessivo na gestação, sobretudo as mais velhas. Sugerem-se a idade materna e o estado nutricional prévio como fatores determinantes do ganho de peso e recomendam-se maior capilaridade e cobertura do acompanhamento nutricional pré-natal no sistema público de saúde como possibilidade de enfrentamento do ganho de peso excessivo, que contribui para o agravamento da epidemia de obesidade no Brasil.

 

Biografia do Autor

Patrícia da Silva Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Nutricionista, graduada do Curso de Nutrição da UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

Yasmin Garcia Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Graduanda do Curso de Nutrição UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

 

Naiara Sperandio, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa. Docente da área de Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

Luana Silva Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutora em Ciências Nutricionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da área de Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

Cleber Nascimento do Carmo, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Estatístico. Pós doutor em Ciências da Saúde. Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente. Pesquisador e docente na Fundação Oswaldo Cruz.

Jane de Carlos Santana Capelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutora em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz. Docente da área de Saúde Coletiva do Curso de Nutrição da UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

Fernanda Amorim de Morais Nascimento Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Doutora em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente da área de Nutrição Básica e Dietética do Curso de Nutrição da UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

Flávia Farias Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé Professor Aloísio Teixeira

Nutricionista e doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo PPGANS/INU/UERJ. Docente da área de Saúde Coletiva da UFRJ-Macaé Campus Professor Aloísio Teixeira.

Publicado

2020-12-07

Como Citar

Freitas, P. da S., Ribeiro, Y. G., Sperandio, N., Monteiro, L. S., Carmo, C. N. do, Capelli, J. de C. S., … Lima, F. F. (2020). Ganho de peso na gestação, segundo estado nutricional prévio e idade de puérperas atendidas na maternidade de um hospital público de Macaé, Rio de Janeiro. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e48380. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.48380

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva