Fatores que interferem na duração do aleitamento materno de crianças na Região Metropolitana do Cariri cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2020.47367

Palavras-chave:

Aleitamento Materno. Desmame. Lactente. Estratégia de Saúde da Família.

Resumo

Introdução: O Aleitamento Materno Exclusivo (AME) é uma prática alimentar fundamental para a promoção da saúde materno-infantil. Porém, os índices para o AME no Brasil ainda se encontram abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde. Objetivo: Analisar os fatores que interferem na duração do aleitamento materno de crianças situadas na Região Metropolitana do Cariri cearense. Método: Estudo transversal descritivo, com abordagem quantitativa, realizado na Região Metropolitana do Cariri cearense. A amostra foi composta por 177 crianças entre seis e 23 meses de idade. Os dados foram coletados por meio de questionários, contendo informações a respeito das condições socioeconômicas e demográficas da família e da saúde infantil. As análises estatísticas foram realizadas com o software Statistical Package for the Social Sciences, procedendo-se a análise descritiva dos dados e aplicação do teste Qui-Quadrado. Razões de Chance (RC), intervalo de confiança de 95% (IC95%) e respectivos valores de p foram calculados pela regressão logística multinominal. Resultados: O tempo médio para o AME foi de 4,33 (±1,98) meses. Somente 38,9% das crianças avaliadas foram amamentadas, exclusivamente, até os seis meses de vida. Na análise de regressão logística multivariada verificou-se maior chance de tempo de AME adequado nas famílias com <1/4 salário mínimo (RC: 2,270 IC95% 1,104 - 4,666, p= 0,026). Conclusão: O AME, nos municípios avaliados, ainda é insatisfatório de acordo com as recomendações preconizadas pelas entidades de saúde. A baixa renda per capita foi o fator determinante para uma adequada prática do AME na vida dos lactentes.

 

Biografia do Autor

Aline Muniz Cruz Tavares, Faculdade de Juazeiro do Norte

Possui curso Técnico de Nutrição e Dietética pela Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva. Atualmente cursando a Graduação em Nutrição, pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN/CE), Bolsista de Iniciação Científica PBIC/FJN, Faculdade de Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil, integrante Núcleo de Estudos em Nutrição (NENUTRI/FJN), Faculdade de Juazeiro do Norte, Juazeiro do Norte.

Publicado

2020-10-31

Como Citar

Cruz Tavares, A. M., da Silva, F. R., Callou, M. A. M., da Silva., R. F., de Morais, M. P. S., & Rocha, Élida M. B. (2020). Fatores que interferem na duração do aleitamento materno de crianças na Região Metropolitana do Cariri cearense. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 15, e47367. https://doi.org/10.12957/demetra.2020.47367

Edição

Seção

Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva