O REFLEXO DO CÁRCERE NO DIREITO À AMAMENTAÇÃO E À MATERNIDADE

Autores

  • Natália Borges Martins
  • Eliziane Nicolodi Francascato Ruiz

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43739

Palavras-chave:

Amamentação. Penitenciária. Profissionais. Maternidade.

Resumo

Introdução: Tanto pela questão nutricional quanto pelo vínculo desenvolvido, a amamentação é uma prática importantíssima para a mãe e seu filho. Nesse sentido, a alimentação, a proteção à maternidade e à infância são estabelecidas como direito social na Constituição Federal. No entanto, há obstáculos que podem desfavorecer este ato, um dos quais é onde a mulher está inserida, como o ambiente prisional, que a mantém em privação de liberdade e com ínfima autonomia. Assim, objetivou-se entender como o cárcere influencia na amamentação e na maternidade. Método: Baseado em pesquisa qualitativa, cinco profissionais que trabalham em penitenciária feminina no Sul do país foram entrevistados, sendo suas falas gravadas e transcritas. Posteriormente, realizou-se análise de conteúdo do tipo temática, produzindo quatro categorias: O contexto da prisão; A amamentação no presídio; Ações de estímulo à amamentação na penitenciária; e Limites e desafios na amamentação e na maternidade. Resultados: Dentro deste presídio, a amamentação é executada com sucesso pela maioria das mães, além de o espaço ter uma estrutura adequada para que isto aconteça e os profissionais serem empenhados no mesmo discurso de incentivo ao aleitamento materno. Destacam-se diverss ações desde o pré-natal, para que a amamentação aconteça. Há diversos limites encontrados pelas mães ao exercer sua maternidade na prisão. Conclusão: Mesmo com fatores positivos dentro da penitenciária, o ambiente carcerário parece não ser o local ideal para uma mãe estar com seu filho, o que pode levantar diversas discussões sobre como revisar o sistema penitenciário brasileiro.

DOI: 10.12957/demetra.2019.43739

Biografia do Autor

Eliziane Nicolodi Francascato Ruiz

Professora do Departamento de Nutrição e da Pós-Graduação da UFRGS. Possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006) e Doutorado pela UFRGS. Estudo temas relacionados à: políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição; redes/relações sociais e mediações em políticas públicas; práticas sociais de enfrentamento de problemas crônicos de saúde das populações urbanas e rurais; antropologia da saúde e da alimentação. As pesquisas são desenvolvidas em espaços urbanos e rurais, utilizando métodos de pesquisa quanti e qualitativos (experiência em etnografia e suas técnicas de pesquisa). Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva (GESC/UFRGS - certificado no diretório do Cnpq desde 2004), o Laboratório de Pesquisas de Práticas de Integralidade em Saúde da UERJ (LAPPIS/UERJ- certificado pelo diretório Cnpq desde 2004) e o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar (PROINTER-GRIMAD/UFRGS-certificado pelo diretório Cnpq desde 2004). 

 

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Martins, N. B., & Nicolodi Francascato Ruiz, E. (2019). O REFLEXO DO CÁRCERE NO DIREITO À AMAMENTAÇÃO E À MATERNIDADE. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e43739. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.43739

Edição

Seção

ARTIGOS TEMÁTICOS "Aleitamento materno, alimentação complementar e saúde”