PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NA APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NUTRIÇÃO PADRONIZADO PROPOSTO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38766

Palavras-chave:

Diagnóstico. Nutrição. Pesquisa qualitativa. Ciências da Nutrição.

Resumo

A Associação Brasileira de Nutrição, em seu Manual Orientativo de Sistematização do Cuidado de Nutrição, recomenda o uso do diagnóstico de nutrição padronizado proposto pela Academy of Nutrition and Dietetics. Nessa proposta, o diagnóstico de nutrição deve ser composto pela redação padronizada do denominado “PEI”, “Problema, Etiologia e Indicadores”, em que um Problema está “relacionado a” uma Etiologia e é “evidenciado por” Indicadores nutricionais e representa uma forma nova e diferente de registro do diagnóstico realizado por nutricionistas. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de acadêmicos do curso de graduação em Nutrição sobre a aplicação da padronização do diagnóstico de nutrição no estágio supervisionado em Nutrição Clínica de uma instituição de ensino superior. Foram entrevistados 30 estudantes com base em um roteiro semiestruturado e os dados analisados por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise da transcrição das entrevistas permitiu identificar quatro ideias centrais, das quais duas representavam barreiras: dificuldade na redação do PEI com terminologia padronizada e desconhecimento do diagnóstico de nutrição padronizado pelos preceptores de estágio. As duas vantagens identificadas foram: auxilia no planejamento da assistência nutricional e favorece a comunicação entre nutricionistas e demais profissionais. Assim, na percepção dos estudantes entrevistados, a aplicação do diagnóstico de nutrição padronizado sugerido pela Associação Brasileira de Nutrição pode melhorar a assistência nutricional e a comunicação interprofissional, embora a redação e a operacionalização sejam complexas. Espera-se sua disseminação entre os nutricionistas brasileiros, para que se possa discutir o assunto para futura implantação.

DOI: 10.12957/demetra.2019.38766

 

Biografia do Autor

Andréa Fraga Guimarães, Centro Universitário São Camilo

Nutricionista, docente do curso graduação de nutrição do Centro Universitário São Camilo

Adriana Garcia Peloggia de Castro, Centro Universitário São Camilo

Nutricionista, docente do curso graduação de nutrição, latu sensu e do mestrado profissional do Centro Universitário São Camilo

Publicado

2019-08-02

Como Citar

Guimarães, A. F., & Castro, A. G. P. de. (2019). PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO NA APLICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NUTRIÇÃO PADRONIZADO PROPOSTO PELA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO CLÍNICA. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 14, e38766. https://doi.org/10.12957/demetra.2019.38766

Edição

Seção

Nutrição Clínica